Australiano faturou sua quarta vitória na elite batendo inclusive oponentes que eram favoritos
Nesta quarta-feira (8), o surfista Jack Robinson sagrou-se campeão na primeira etapa no Circuito Mundial da WSL, em Pipeline, superando por 9.17 a 7.47 na decisão o italiano Leo Fioravanti, que foi o primeiro a representar sua nação durante uma Olímpiada, ano retrasado, em Tóquio. Já o Brasil esteve muito bem representado por João Chianca, o Chumbinho, e Caio Ibelli, que foram derrotados na semifinal por Robinson, 11.67, e Fioravanti, 12.00.
Agora, os surfistas voltam a competir no próximo domingo, em Sunset Beach, também no Havaí. Apesar de João Chianca ter conseguido 5.43 e 4.50, Jack Robinson mandou 6.50, ganhando por 11.67 a 9.93 a bateria que o atleta de Saquarema conquistava até os instantes finais da prova, já que o australiano havia feito somente um 5.17. Caio Ibelli, que vinha despontando como uma surpresa, também ficou pelo caminho.
O australiano teve um início de 15 minutos empolgantes, pegando 3.17 e 1.00, com o italiano fazendo somente 0.27, tendo a felicidade de encontrar uma onda menor de 2.67, que não melhorou em nada a situação. O perigo veio nos últimos 10 minutos, quando Fioravanti obteve um espetacular 4.00 e ficou na ponta, em uma disputa de onda a onda, quando o coelho de Robinson saiu da cartola, o mar em calmaria e a nota foi de 6.00, faltando 5.18 para o italiano.
A festa australiana só não foi completa em virtude da prova feminina, na qual Tyler Wright foi derrotada por 11.00 a 10.00 pela surfista anfitriã, Carissa Moore, na 11ª vez que ambas foram adversárias, em um duelo que teve mar agitado. No confronto direto, são oito vitórias para Moore e apenas três para Wright. Agora, a surfista havaiana terá a lycra amarela e disputará o hexacampeonato mundial.