Entre 1988 e 2016, o torcedor gaúcho se acostumou ao ouvir bordões como “feito”, “é bom esse (fulano)”, “heinhô Batista” e “tudo belezinha?”, nas transmissões das partidas da dupla Grenal pela RBS TV, afiliada gaúcha da Globo. Mesmo atualmente fora do ar na mídia esportiva, Paulo Brito até hoje é muito lembrado pela torcida de Internacional e Grêmio. Desse modo, segue sendo um dos mais queridos e populares jornalistas do estado.
Melhor narração não foi na TV, e sim no rádio
Assim, em entrevista para o quadro Um Assado para…, do canal no YouTube do jornalista Duda Garbi, o ex-narrador e apresentador da RBS TV, entre outras memórias, contou qual foi o melhor gol que narrou em sua carreira. A locução aconteceu em 2017. Curiosamente, ela não foi veiculada pela afiliada da Globo, e sim pela Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, onde Paulo Brito trabalhou depois de deixar a RBS.
“Eu fui para narrar o jogo em Lanús, Grêmio campeão da Libertadores da América. Aliás, o gol que eu melhor narrei na minha vida de televisão e carreira foi o gol do Fernandinho, na Rádio Bandeirantes. Eu tenho o gol aqui”, contou Paulo Brito. Nesse sentido, o gol fez o Grêmio abrir o placar diante do Lanús, na vitória por 2 a 1 que assegurou o tricampeonato da América para a equipe de Renato Gaúcho em 2017.
“Ele roubou a bola na área do Grêmio. Ele desarmou o jogador do Lanús, atravessou o campo. E esse é o lance que o narrador quer, sonha em ter. Porque você pega o lance desde o começo”, descreveu Paulo Brito.
Dessa forma, o narrador passou a transmitir jogos pela rádio, já que na época a TV Bandeirantes não tinha os direitos de exibir as imagens das partidas, Aliás, Paulo Brito nunca foi habituado a narrar pela rádio, pois foi exclusivo da televisão na RBS TV durante 28 anos. No Grupo RBS, também apresentava programas na hoje extinta Rádio Cidade.