O ex-jogador do Vasco, Souza, comentou sobre o terremoto que atingiu a Turquia, nesta segunda-feira (6). O volante que atua no país, pelo Besiktas, definiu a situação como um “cenário de guerra”.
Turquia e Síria foram atingidas pelo tremor, que alcançou o índice de 7.8 na escala Richter . De acordo com fontes do governo local, foram contabilizados mais de 2 mil mortos espalhados entre os dois países.
Souza reside em Istambul e segundo o atleta a cidade não foi afetada. No entanto, amigos que residem em Hatay e Gaziantepe estão desapecidos.
“A situação aqui está muito complicada, o país está todo em luto. Por mais que não tenha sido aqui em Istambul, a gente sente muito porque em Hatay, Gaziantepe, tem times, temos amigos lá. Inclusive, eu tenho dois amigos que ainda não foram achados, estão debaixo dos escombros”, comentou em entrevista à ESPN.
“Nossas orações são para que eles, e todos os que ainda estão com vida, sejam achados, mas sabemos que quanto mais tempo passa, pior fica a situação, fica mais difícil de achar as pessoas com vida. Está muito frio aqui, agora em Istambul faz 0°, em Gaziantepe e Hatay, nos lugares mais afetados, deve estar fazendo -5º, -6º, nevando. As pessoas que não têm mais casa para morar não têm onde ficar. Muita chuva. Enfim, é um cenário de caos, de guerra, muito triste”, continuou
“A liga cancelou todos os jogos do final de semana, estão pensando em cancelar a liga até o final de fevereiro. Existem times, como o Hatay (Hatayspor), Gaziantep, Adana (Demirspor), as cidades mais afetadas, e elas acabaram. Os jogadores não vão querer ficar na cidade, alguns estádios também foram danificados. Não é fácil, mas o povo turco é muito guerreiro e eu tenho certeza que vamos passar por mais essa situação. Se Deus quiser, daqui a pouco, as coisas estarão bem. Só as nossas orações para que tudo possa correr o melhor possível, essas vidas, em especial à desses dois amigos e mais outros que estão sumidos, possam ser encontrados com vida. São muitos prédios, mais de 2.000 prédios que foram danificados, caíram, e dentro deles têm vidas. A estimativas é que as mortes aumentem muito até o final das buscas”, finalizou.
O ex-Chelsea, Christian Atsu, é uma das vítimas da tragédia. O jogador, que atua pelo Hataysport, está desaparecido em Hatay, uma das cidades mais atingidas na tragédia.