As aulas da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) começaram na última segunda-feira, 23 de janeiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As inscrições para participar do projeto continuam abertas. Basta preencher a ficha de cadastro, aqui.
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças e adolescentes, com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado no centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).
Escola Paralímpica: números em 2022
A Escolinha, como é conhecido o projeto, contou com 436 alunos frequentes em 2022. Os principais objetivos para este ano são manter os resultados expressivos conquistados em competições estaduais, nacionais e internacionais de diversas modalidades, bem como atender cerca de 600 crianças no CT Paralímpico.
Horários e dúvidas
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididas em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.