O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, maior jogador da história do futebol, será velado no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partir das 10h00 desta segunda (2).
O velório no estádio santista atende a um pedido do próprio ídolo do Santos e da seleção brasileira.
Pelé faleceu na tarde da última quinta (29), no hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de complicações em decorrência de um câncer no cólon.
A família do Rei do Futebol decidiu pelo velório a partir da manhã desta segunda-feira para que as homenagens tivessem início depois da posse oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve estar presente no estádio.
O ex-jogador tinha 82 anos e estava internado desde o final de novembro, quando o tratamento quimioterápico não mais surtiu o resultado esperado pelos médicos, e Pelé passou então a ficar sob cuidados paliativos.
Uma semana antes do falecimento, os médicos divulgaram um boletim informando a progressão da doença oncológica, o que também provocou disfunções renal e cardíaca em seu quadro clínico.
O funeral terá 24 horas de duração e o sepultamento acontecerá na terça (3), por volta do meio-dia.
Antes, um cortejo percorrerá as ruas de Santos em direção ao Memorial Necrópole Ecumênica. O lóculo de Pelé está localizado no nono andar, que tem visão para a Vila Belmiro.
Durante o traslado do estádio para o jazigo elevado, o corpo de Pelé será levado para o canal 6 da cidade de Santos, onde reside Dona Celeste, mãe do ex-jogador, que tem 100 anos de idade.
O caixão ficará posicionado no centro do gramado da Vila Belmiro e o público em geral terá acesso pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10. O Santos informou que o sepultamento, na terça-feira, será reservado apenas para os familiares.
Centenas de fãs do Rei do Futebol já formavam filas em frente à Vila Belmiro logo no início da manhã desta segunda (2) e a expectativa é de que um grande número de pessoas passe pelo estádio durante todo o velório, para se despedir de Pelé.
A Polícia Militar fará as escoltas do Hospital Albert Einstein à Vila Belmiro e, no dia seguinte, ao Memorial Necrópole Ecumênica. Durante toda a operação, a segurança será reforçada e as ruas nos arredores do estádio permanecerão interditadas e sem circulação de veículos.
“Equipes do Policiamento de Trânsito farão as intervenções no trajeto para melhor fluidez e menor impacto para os motoristas. O Corpo de Bombeiros providenciará o veículo apropriado para o transporte do Rei Pelé, caso as condições meteorológicas permitam, e também equipe de bombeiros do Resgate para acompanhamento do cortejo”, explicou a PM ao portal “UOL Esporte”.
Nascido na cidade mineira de Três Corações, no dia 23 de outubro de 1940, o Rei do Futebol iniciou a carreira profissional no Santos, onde chegou em 1956 e permaneceu até 1974.
Autor de 1.281 gols e vencedor de três Copas do Mundo, além de inúmeros títulos pelo Alvinegro Praiano, Pelé foi eleito em 1981 o “Atleta do Século”, em votação realizada pelo jornal francês “L’Equipe” com jornalistas das 20 mais importantes publicações esportivas do planeta.
Pelé revelou que “tremeu” antes de bater o pênalti do histórico milésimo gol https://t.co/uzHPXRtRg5 pic.twitter.com/rkZCnScCbg
— Torcedores.com (@Torcedorescom) December 30, 2022