O Santos tinha o plano de aposentar a camisa 10, eternizada por Pelé, e não colocá-la mais em uso por atletas de seu elenco como homenagem ao Rei do Futebol, falecido nesta quinta-feira (30). Mas a aposentadoria do número consagrado pelo ídolo não deve mais acontecer.
O GE aponta que o presidente santista, Andrés Rueda, desistiu de colocar em pauta junto aos conselheiros a possibilidade da camisa 10 não ser mais usada pelo Peixe, O principal motivo teria sido um ‘pedido’ do Rei para que sua camisa não fosse aposentada numa entrevista feita em 2017.
Na época, Pelé deu entrevista ao Bolívia Talk Show e foi perguntado pelo apresentador, Bolívia Zica, se gostaria de ver seu número aposentado pelo Peixe, O Rei do Futebol declarou se declarou contrário afirmando que uma não-aposentadoria da camisa faria com as pessoas nunca se esquecessem do legado do número na história do futebol.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpa1hHTTd3aCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
“É melhor até deixar o número 10 porque, aí, o pessoal nunca vai esquecer”, disse Pelé na ocasião.
Pelé nunca desejou que a camisa 10 do Santos fosse aposentada. Vamos fazer a vontade dele e manter a camisa 10 como sempre foi. pic.twitter.com/6PQ8p5nSex
— José Calil (@calilcomc) December 30, 2022
Rueda havia se posicionado a favor de aposentar a camisa eternizada pelo Atleta do Século e iria fazer um ato administrativo decretando que o número não mais seria utilizado. Isto apesar disto ter que passar por deliberação dos conselheiros santistas. Mas o desejo do ex-jogador na entrevista deverá seguido pelo clube e o número continuará sendo usado.
O Santos já considerava, inclusive, lidar com as regras da Conmebol e da Fifa, que impedem que números a serem alocados para atletas possam ser ‘pulados’. Caso houvesse a decisão pela aposentadoria do número, o Peixe colocará o 10 para algum atleta da base ou para o terceiro goleiro, de forma a evitar que a camisa fosse usada em algum momento.