O ano de 2022 ainda não terminou, mas já é possível deduzir que Kylian Mbappé é o jogador que mais balançou as redes adversárias durante todo o ano. Isso, a menos que Erling Haaland tenha uma atuação histórica na Premier League e marque 12 gols contra o Everton amanhã. Assim, o craque francês, que foi artilheiro da Copa do Mundo do Qatar, também será o goleador máximo do planeta no ano de 2022.
Entre todos os jogadores que atuam na primeira divisão de campeonatos nacionais minimamente relevantes, nenhum atleta conseguiu balançar as redes durante o ano em uma frequência maior que Kylian Mbappé. Assim, o craque francês anotou 44 tentos pelo PSG e mais 12 com a camisa da seleção francesa, totalizando 56 gols entre janeiro e dezembro. Desses gols, oito saíram na Copa do Mundo, rendendo ao francês a Chuteira de Ouro, prêmio destinado ao artilheiro da competição.
Além disso, Mbappé também lidera o ranking de artilheiros da Ligue 1 com 13 gols, dois a mais que Neymar. Ele também é artilheiro da Liga dos Campeões, junto com Mohamed Salah do Liverpool, com sete tentos marcados. Por fim, vale observar que o camisa 7 da equipe de Paris é o único jogador que rompeu a barreira dos 50 gols no ano.
Haaland e Cano completam o Top-3
O centroavante norueguês, Erling Haaland, é o segundo maior artilheiro da temporada, balançando as redes em 45 oportunidades. Vale lembrar que a jovem estrela começou o ano no Borussia Dortmund, porém se transferiu para o Manchester City no meio do ano. Por fim, Haaland ainda pode aumentar a quantidade de gols feitos em 2022, já que terá mais um jogo no dia 31.
Desbancando grandes nomes, como Robert Lewandowski (42 gols), Lionel Messi (35) e Karim Benzema (30), quem completa o pódio dos maiores artilheiros de 2022 é Germán Cano. Desse modo, o atacante argentino marcou 44 gols somando todas as competições do ano.
Por outro lado, nenhum brasileiro, pelo menos não aqueles atuando nas ligas mais relevantes do futebol mundial, conseguiu fazer um número suficiente de gols para entrar no Top-10 de maiores artilheiros de 2022. Dentre todos os brasileiros, os que mais se aproximaram foram Neymar, Pedro e Vinicius Júnior com 32, 30 e 22 gols, respectivamente.
Contudo, se considerarmos os brasileiros que atuam nos campeonatos menos relevantes, teríamos um jogador no Top-3. Assim, Bérgson, o ex-atacante de Athletico-PR, Ceará, Grêmio e Fortaleza marcou 47 gols pelo Johor FC, da Malásia.
Os artilheiros de 2022
- 1 – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 56 gols;
- 2 – Erling Haaland (NOR, Borussia Dortmund/Manchester City): 45 gols;
- 3 – Germán Cano (ARG, Fluminense): 44 gols;
- 4 – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique/Barcelona): 42 gols;
- 5 – Mehdi Taremi (IRA, Porto): 38 gols;
- 6 – Christopher Nkunku (FRA, RB Leipzig): 37 gols;
- 7 – Harry Kane (ING, Tottenham): 35 gols;
- 8 – Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 35 gols;
- 9 – Amahl Pellegrino (NOR, Bodo/Glimt): 34 gols;
- 10 – Sadio Mané (SNG, Liverpool/Bayern de Munique): 33 gols.