Filho mais conhecido de Pelé, o ex-goleiro Edinho atualmente é técnico e assumiu nas últimas semanas o comando do Londrina, time paranaense que estava na Série B do futebol brasileiro. Porém, o que poucos sabem, é que o Londrina faz parte da vida da família de Edinho há muito mais tempo, já que segundo dirigentes antigos, o clube tentou a contratação de Pelé no início da carreira do Rei do Futebol.
Pelé enfrentou o Londrina em duas oportunidades, mas antes disso, em 1957, um ano após a fundação do clube, por pouco não parou no time alviceleste. Diretor do LEC naquele momento, Carlos Antônio Franchello fez uma viagem e viu Pelé em campo, ainda no início de sua passagem pelo Santos. Neto do histórico dirigente do Londrina, Carlos Antônio Franchello Neto revelou a história em entrevista ao Ge em 2016.
O time paranaense chegou a abrir negociações junto ao Santos para que Pelé atuasse no então Londrina Futebol Clube, que depois se tornaria Londrina Esporte Clube. Entretanto, o Peixe já via o atacante como uma promessa e o manteve no elenco. Um ano depois, Pelé, com 17 para 18 anos, foi convocado pela seleção brasileira para a Copa do Mundo e brilhou na conquista do Mundial de 1958, na Suécia.
Os dois confrontos de Pelé com o Londrina
Foram dois jogos do Rei contra o Tubarão, atual time de seu filho Edinho. O primeiro foi meses após a negociação entre os clubes, no dia 19 de maio de 1957, quando o Santos visitou o Alviceleste no estádio Vitorino Gonçalves Dias e goleou por 7 a 1. Pelé, com 16 anos, marcou duas vezes. O segundo e último confronto foi em 20 de setembro de 1961, quando Pelé mais uma vez esteve com o Santos na cidade do norte do Paraná e ajudou na vitória por 2 a 1.