O Botafogo voltou a disputar a Série A do Brasileirão esse ano e com investimento da SAF, teve alguns reforços mais caros. Porém, a temporada do Glorioso não foi das melhores e o time não se classificou nem para a Libertadores.
O clube entende que o projeto de reconstrução é a longo prazo e está dentro da normalidade. Mas, a temporada poderia ter sido melhor se alguns reforços tivessem rendido o esperado.
Então, para 2023, o clube carioca deve ter menos investimento e apostar mais na recuperação de alguns jogadores que já estão no elenco.
Os jogadores que o Botafogo aposta que serão “reforços” para a próxima temporada
Patrick de Paula
Principal contratação do clube esse ano, Patrick de Paula veio do Palmeiras após conquistar duas Libertadores no clube paulista.
Porém, o início no Glorioso não foi dos melhores e ele chegou a nem ser relacionado em algumas partidas. Patrick também se envolveu em algumas polêmicas extracampo e sofreu com a parte física.
No final da temporada, retomou a posição no time e fez alguns bons jogos. O Glorioso trabalha para ter Patrick no auge em 2023. O jogador tem apenas 23 anos e é tratado como uma grande joia pelo clube.
Rafael
Após ficar sete temporadas no Manchester United e cinco no Lyon, o lateral-direito Rafael foi contratado no final de 2021 como um dos principais reforços para essa temporada. Porém, conviveu bastante com as lesões e acabou entrando poucas vezes em campo.
A esperança é que Rafael consiga jogar mais e mostrar o seu futebol que fez ficar anos na Europa em grandes clubes.
Luis Henrique
Revelado pelo próprio Botafogo, o atacante deixou uma boa impressão em seu início de carreira. Foi vendido para o Olympique de Marseille (FRA), em 2020, mas retornou em julho desse ano.
Porém, nesse início, o jogador não foi nem perto do que havia sido em 2019 e 2020. Jogou pouco e já deixou a torcida desconfiada. Mas, Luis Henrique tem apenas 21 anos e agrada a comissão técnica. No final da temporada, teve alguns lampejos, que fazem o torcedor acreditar que ele possa crescer em 2023.
Danilo Barbosa
O volante Danilo Barbosa também foi campeão da Libertadores pelo Palmeiras e é muito bem avaliado pelo clube carioca. Além do Palmeiras, o jogador tem passagens por Braga (POR), Valencia (ESP), Benfica (POR), entre outros. Ele estava no Nice (FRA).
Chegou em agosto ao Fogão, mas sofreu com problemas físicos e ainda não rendeu o esperado. O clube pretende ter ele 100% em 2023 e enxerga como um titular na posição de primeiro volante.
Gustavo Sauer
O atacante foi também uma das principais contratações do clube. Não era muito conhecido no Brasil, mas era a grande aposta do português Luís Castro, já que ele havia feito uma ótima temporada no futebol português, no Braga.
Porém, as inúmeras lesões impediram que o atacante tivesse sequência no time. Ele é a grande aposta para acabar com a carência na ponta direita do ataque no ano que vem.