Com a saída de Fernando Santos do comando, a seleção de Portugal procura por um novo comandante para sua equipe a partir da próxima temporada. E um dos principais nomes sondados para o cargo provavelmente não aceitará a oferta da Federação Portuguesa (FPF).
De acordo com o jornal italiano ‘Corriere dello Sport’, José Mourinho não estaria disposto a, por ora, assumir o comando português depois da Copa do Mundo. O atual treinador da Roma quer cumprir seu contrato com a equipe italiana, que vai até 2024, mas isto dependerá de alguns fatores, de acordo com o apontado pela publicação.
José Mourinho recebeu uma proposta para ser treinador de Portugal. Atualmente, Mourinho treina a Roma, e não precisaria deixar o clube. A ideia é que o português treine tanto o clube como a seleção portuguesa. A proposta teria agradado o técnico. pic.twitter.com/Gm2G5nJbGw
— FutebolNews (@realfutebolnews) December 13, 2022
O principal fator que poderia fazer o ‘Special One’ mudar de ideia seria o mercado da bola. Mourinho exige que a equipe da capital italiana traga jogadores que façam o time poder brigar para se classificar para a próxima edição da Uefa Champions League. Se os tais atletas chegarem, as chances da ida do treinador para a seleção são pequenas. Caso contrário, a possibilidade de saída cresce.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI2Z29zMDJHcyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
<
Se houver a chance de saída, cabe à Federação Portuguesa esperar pela decisão do treinador, que só poderia ser liberado para treinar Portugal em junho de 2023. Uma liberação já antes deste prazo ou em qualquer momento poderia vir por conta de alguma compensação financeira à Roma a ser combinada entre as partes.
Mas a tendência seria a de esperar Mourinho ou qualquer outro candidato para comandar a seleção portuguesa até o final da temporada europeia. Como há partidas das Eliminatórias da Euro a serem feitas em março, contra Liechtenstein e Luxemburgo, o técnico da equipe sub-21, Rui Jardim, é cotado para assumir interinamente nestas partidas.