Com a saída de Tite da seleção brasileira, alguns nomes são especulados para assumir o cargo de treinador. A CBF analisa nomes e um estrangeiro pode ser o escolhido para comandar o próximo ciclo. Perguntado sobre o assunto, em entrevista para a “Isto É”, Walter Casagrande descartou o ex-Flamengo Jorge Jesus por questão de “caráter” e apontou Abel Ferreira, do Palmeiras, como o profissional ideal para a vaga.
“A escolha de um treinador não tem que contemplar só o trabalho do cara, precisa também da análise do caráter. O Jorge Jesus já demonstrou muitas vezes ter um caráter no mínimo duvidoso. No próprio Flamengo, ele foi de uma falta de ética e de dignidade enorme. O Abel Ferreira é o melhor treinador hoje no Brasil, Para mim, colocaria o Abel e nem pensaria duas vezes”, avaliou Casagrande.
Neste momento, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é uma grande possibilidade. Ele tem contrato com o clube espanhol até a metade de 2024, mas é possível que haja um acordo para que ele assuma no meio do ano que vem. De acordo com o Gazeta Esportiva, a CBF aceitaria ter um treinador interino nos próximos meses para o italiano terminar a atual temporada com a equipe de Vinícius Júnior e Rodrygo.
Outros nomes são cotados para a seleção, como é o caso de Abel Ferreira, que vem fazendo anos brilhantes no Palmeiras. Entre diversos títulos, ele já conquistou duas vezes a Copa Libertadores da América e é o atual campeão do Brasileirão Série A.
Apesar das especulações, Leila Pereira disse o seguinte ao ge: “Em nenhum momento a CBF nos procurou e teve uma conversa a esse respeito. Nunca houve uma conversa com a presidente do Palmeiras. O presidente Ednaldo (Rodrigues, da CBF) é uma pessoa muito séria e sabe que o profissional tem contrato com o Palmeiras. Não tenho dúvida de que quando houver, ou se houver alguma proposta (da seleção), ele vai me procurar. E aí vamos conversar o que é melhor para o Palmeiras, para o técnico, para a CBF”, garantiu ela.
Além de Ancelotti e Abel, Fernando Diniz, do Fluminense, e Dorival Júnior, ex-Flamengo, também já foram cogitados na seleção. Vale ressaltar que não há informações sobre propostas oficiais aos treinadores, apenas boatos.