Poloneses superam pressão dos sauditas e vencem primeira no Mundial por 2 a 0; Szczesny defendeu pênalti e Lewandowski quebrou ‘tabu’
O conto de fadas da Arábia Saudita teve seu primeiro momento de tensão na Copa do Mundo 2022. O time de Hervé Renard foi batido pela Polônia, neste sábado, por 2 a 0. Zielinski e Lewandowski marcaram os gols da partida, no primeiro e segundo tempo, respectivamente.
Os poloneses viram a bola e boa parte das chances ficar com os sauditas, mas cravaram não só os gols como as oportunidades mais claras de balançar as redes, com duas bolas na trave, emendadas por Milik e o próprio Lewa. O camisa 9, aliás, foi o grande destaque, com um gol — o seu primeiro em qualquer edição de Mundial — e uma assistência.
Os árabes, por sua vez, tiveram volume de jogo, mas não conseguiram criar oportunidades de gol de fato. Quando ela aconteceu, na forma de pênalti marcado por Wilton Pereira Sampaio, ao final do primeiro tempo, o camisa 10, Al Dawsari, que teve boa atuação, parou no goleiro Szczęsny, outro dos melhores do embate pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022.
Com a vitória, a Polônia assumiu a liderança do Grupo C, com quatro pontos. A seleção pode ser ultrapassada somente pelo México, caso este vença a Argentina, em jogo que começa às 16h, por mais de dois gols de diferença. A Arábia Saudita fica, por enquanto, na segunda colocação, mas pode ser ultrapassada até pelos argentinos, caso vençam por 2 gols de vantagem.
Gols de Polônia x Arábia na Copa do Mundo
O placar foi aberto no final do primeiro tempo, e para a Polônia. Em jogada iniciada com lançamento de Szczęsny, a bola foi escorada e terminou com Lewandowski saindo cara a cara com Al Owais. O camisa 9 conseguiu encobrir o goleiro, mas ficou sem ângulo. Ainda com a posse, dominou, rolou para trás e viu Zielinski marcar o primeiro gol polonês na Copa do Mundo 2022.
Assista ao primeiro gol polonês aqui
No segundo tempo, Lewandowski enfim tirou a “zica” e marcou seu primeiro gol da carreira em um Mundial. Aos 37, ele aproveitou um domínio errado de Al Malki, roubou a bola e saiu mais uma vez na cara de Al Owais. Só que esta oportunidade ele não perdeu. E deu números finais à partida.
Ficha de Polônia x Arábia Saudita
Polônia (3-5-2): Szczęsny; Bereszynski, Glik e Kiwior; Cash, Bielik, Krychowiak, Frankowski e Zieliński (Kamiński); Milik (Piatek) e Lewandowski. Técnico: Czesław Michniewicz
Arábia Saudita (4-3-3): Al Owais; Abdulhamid, Al Amri, Al Bulayhi e Al Burayk (Al-Ghanam); Al Kanno, Al Malki (N. Al Dawsari) e Alnaji (Al Abed/ Al-Aboud); Al Dawsari, Al Shehri (Bahebri) e Feras. Técnico: Hervé Renard
Gols: Zielinski, 39’, 1T; Lewandowski, 37′, T.