Nesta segunda-feira, a Holanda bateu Senegal por 2 a 0, gols de Gakpo e Klaassen, já na etapa final, pela abertura do Grupo A na Copa do Mundo realizada no Qatar, após não ter disputado o último Mundial, na Rússia. Agora, a Laranja Mecânica enfrenta o Equador, na sexta-feira, carimbando vaga nas oitavas com uma vitória. Apesar dos três pontos, Louis van Gaal, treinador da seleção, declarou ao jornal NOS os pontos que necessitam ser melhorados e porque iniciou com Memphis Depay no banco.
”Achei que não jogamos bem. Demos a eles a oportunidade de fazer um gol após perder a bola, para que se tornassem perigosos nos contra-ataques. Se fôssemos compactos, econômicos com a bola, eles realmente não teriam chance. Claro que temos um goleiro no gol que para as bolas. Você tinha que ter alcance com uma bola, ele tem isso. Ele fez um ótimo trabalho. Cody Gakpo também foi decisivo. Eu o deixei porque ele pode fazer gols. Ele é ágil e habilidoso. Não pensei que íamos perder. Com a entrada de Memphis Depay, esperava que ainda conseguíssemos marcar. É um jogador que pode quebrar alguma coisa e fazer a diferença.”
Após lesionar a coxa, Memphis Depay havia atuado pela última vez em setembro. Entrou no lugar de Vincent Janssen e neutralizou a defesa africana na jogada do segundo gol. Outro destaque ficou por conta do goleiro Andries Noppert, que atua pelo Heerenven e fez três importantes defesas. O comandante exaltou Cody Gakpo, do PSV Eindhoven, e o seu poder decisivo, melhor da equipe na partida. Esse é o primeiro Mundial que a Holanda não possui a geração de Robin Van Persia, autor de gol antológico em 2014 na goleada por 5 a 1 contra a Seleção Espanhola, na Fonte Nova, em Salvador.