Neste domingo (20), Catar e Equador jogaram no estádio Al Bayt na partida de abertura da Copa do Mundo de 2022. Graças à ótima partida de Enner Valencia, o Equador venceu por 2 a 0 e começou o torneio de forma positiva. Na última vez em que estreou uma Copa com vitória (2006), a seleção equatoriana avançou para as oitavas.
Antes da partida de hoje, os times haviam se enfrentado em três ocasiões: duas em 1996 (1-1 e 2-1 para o Equador) e uma partida de sete gols em 2018, onde o time catari venceu por 4 a 3.
Passeio do Equador e Catar ineficiente
O jogo começou pegado e logo aos três minutos a bola já balançou as redes. Após jogada de ataque do Equador e bate cabeça da defesa do Catar, Enner Valência cabeceou e marcou para a La Tri. Só que a festa equatoriana não durou muito e o gol foi anulado pelo VAR de forma por impedimento.
Após o gol invalidado, a seleção do Equador seguiu com maior posse de bola e pressionando o time catari. Aos 16’, após boa jogada de ataque, o goleiro Saad Al Sheeb fez falta em Romario Ibarra e o juiz assinalou o pênalti. O capitão Enner Valencia cobrou com categoria e abriu o placar. 1 a 0 para o Equador.
A partida seguiu no mesmo ritmo, com o Equador com maior posse de bola e neturalizando totalmente as ações do Catar. Aos 31’, a La Tri conseguiu traduzir novamente a sua superioridade em gols e após ótima jogada pela direita, o lateral Angelo Preciado cruzou com precisão e Enner Valencia subiu para cabecear e fazer um verdadeiro golaço. Equador 2 a 0.
A única boa chance do Catar veio ao fim do primeiro tempo, quando Almoez Ali recebeu um bom cruzamento enquanto passava por trás da zaga equatoriana, mas desperdiçou o cabeceio.
Catar sem criar e Equador administrador
O Catar começou bem o segundo tempo e conseguiu manter a bola com mais tempo, mas ainda assim não conseguia criar jogadas ofensivas. O Equador conseguia recuperar a bola com certa facilidade e chegar rapidamente na área dos donos da casa.
Com o avanço do relógio a posse de bola se equilibrou, mas nenhum dos dois times conseguiu levar perigo à meta adversária. O Equador se postou de forma mais defensiva e passou a atuar no erro do Catar, que por sua vez, até tentou trabalhar mais as jogadas, mas não deu trabalho algum ao goleiro Galíndez.
A seleção do Catar seguiu com sérias dificuldades de criar e permitiu que o Equador jogasse com o resultado, apenas administrando a vantagem conquistada no primeiro tempo e atuando com tranquilidade. Na única boa chance que o Catar teve, através de uma finalização de Mohammed Muntari, a bola passou perto do gol equatoriano, mas foi para fora.
O jogo seguiu em um ritmo mais lento até o apito final e ficou marcado pela boa estratégia adotada pelo técnico Gustavo Alfaro, do Equador, que colocou seu time para pressionar ainda no primeiro tempo e conquistar a vitória logo no começo. No final da partida, a posse de bola foi de 46% para o Equador, 40% para o Catar e permaneceu durante 14% do tempo em disputa.
Curiosamente, os dois times finalizaram a partida com cinco chutes a gol, mas a precisão fez diferença. Dos cinco chutes equatorianos, três foram no alvo e dois entraram. Dos cinco chutes cataris, nenhum foi no alvo.
O nome do jogo
Pelos dois gols que marcou no primeiro tempo, Enner Valencia foi o grande nome da abertura desta Copa do Mundo. O atacante atuou por 77 minutos até ser substituído por ter sentido o joelho.
Ficha técnica
Catar x Equador
Data: 20/11/2022, 13:00
Estádio: Al Bayt
Gols: Enner Valencia (16’ e 31′)
Substituições – Catar: Muntari (Ali), Al Bayati (Al Heydos)
Substituições – Equador: Sarmiento (Ibarra), Valencia (Cifuentes), Estrada (Rodriguez), Caicedo (Franco)
Catar (3-5-2): Al Sheeb – Hassan, Khoukhi, Al-Rawi – Ahmed, Hatem, Boudiaf, Miguel – Afif, Ali, Al-Heidos (c)
Treinador: Félix Sanchéz
Equador (4-4-2): Galindez – Preciado, Torres, Hicapié, Estupinán – Plata, Méndez, Caicedo, Ibarra – Valencia (c), Estrada
Treinador: Gustavo Alfaro