PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Como Daniel Alves chegará na Copa do Mundo 2022? Veja os números da temporada

Como Daniel Alves chegará na Copa do Mundo 2022? Veja os números da temporada

Convocação do veterano Daniel Alves, de 39 anos, gerou polêmicas e contestações por parte de imprensa e torcedores

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Quando Tite pronunciou, na segunda-feira (07) passada, “Daniel Alves do Pumas”, os resmungos começaram. A tendência da convocação do veterano de 39 anos se confirmava. Mesmo que já esteja muito aquém daquele lateral-direito do Barcelona que foi o melhor do mundo da posição, Daniel Alves estará de volta a uma Copa do Mundo. Aliás, é o retorno depois de oito anos, já que não foi para a Rússia em 2018 por causa de uma lesão no joelho.

Assim, Daniel Alves disputará a sua terceira Copa do Mundo, pois esteve em 2010 e 2014. Ironicamente, nunca foi titular absoluto da seleção brasileira nestes torneios, pois foi reserva de Maicon nos dois Mundiais. Aliás, deverá estar na suplência mais uma vez, já que Danilo é o dono da posição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Certamente, será a última Copa do Mundo de Daniel Alves, já que a maior parte de torcida e imprensa foram contrários à sua presença no Catar. Assim, o lateral vem numa descendente na carreira, natural por conta dos 39 anos. Logo após deixar o São Paulo em setembro do ano passado, o lateral voltou ao Barcelona em novembro de 2021. Em pouco mais de seis meses em sua segunda passagem pelo clube catalão, fez 17 jogos, marcou um gol e distribuiu quatro assistências, até sair da equipe culé em junho deste ano.

Daniel Alves só venceu uma partida pelo Pumas

Nesse sentido, Daniel Alves assinaria com o Pumas por uma temporada em julho, recebendo o aval de Tite visando a futura convocação para a Copa do Mundo. Mas o lateral realizou poucos jogos pelo clube, alguns deles como volante. Afinal, o Pumas não conseguiu a classificação para os playoffs do Campeonato Mexicano, disputado entre os oito melhores colocados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, Daniel Alves ficou sem jogos para disputar no México a partir de outubro. Foram apenas 12 partidas, com três assistências e nenhum gol. Aliás, o atleta ganhou apenas um jogo pelo Pumas, com cinco empates e seis derrotas. Mas a previsão é que o jogador retorne à equipe no ano que vem para completar os seis meses restantes de contrato. Inclusive, o lateral-direito desmentiu o próprio Pumas, que chegou a comunicar uma lesão no ligamento do joelho direito do brasileiro no fim de setembro, para justificar a ausência na última partida do time.

Desse modo, o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, autorizou Daniel Alves a utilizar as instalações do clube catalão para manter a forma. Além disso, o lateral passou a integrar os treinamentos do time B do Barcelona, às vésperas da convocação de Tite. Confirmado na Copa do México, o atleta de 39 anos será o jogador mais velho a defender a seleção brasileira numa Copa do Mundo. Afinal, superará outro lateral-direito: Djalma Santos, que atuou com 37 em 1966.

PUBLICIDADE
Better Collective