Foi com derrota para o Fortaleza que o Santos encerrou dentro de campo sua temporada 2022. E fora dele, as últimas semanas do ano poderão ser cruciais para que o time resolva uma série de situações para começar 2023 querendo esquecer os tropeços passados.
Ao menos três delas, segundo o GE, devem mover a diretoria santista para a próxima temporada. A principal delas será tentar a contratação de um novo treinador, uma busca que tem durado desde a saída de Lisca, mas sem que o Peixe tivesse um ‘norte’ neste assunto.
Quem será o treinador?
Orlando Ribeiro treinou o Santos nas rodadas finais do Brasileirão Série A, onde teve chances de Libertadores até as rodadas finais. A equipe continuou buscando um treinador efetivo, mas preferiu manter o interino até o fim da competição por focar em também buscar um executivo de futebol..
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJNQWxWa0tCaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
<
A saída de Newton Drummond deixou o cargo ‘vago’ para o restante do ano (quem tem feito as funções é o presidente Andrés Rueda) e vários nomes tem sido especulados (o mais recente o de Diego Cerri). Uma das prioridades é a de contratar tal dirigente para poder iniciar de vez o planejamento para 2023.
Dentre os treinadores, o principal nome da lista é o de Maurício Barbieri. Recém-saído do Red Bull Bragantino, o técnico estaria já negociando com o Peixe a sua contratação para conduzir a equipe em 2023, mas não há uma data para que a negociação seja fechada de vez.
Luan fora do Santos
O meia Luan chegou durante a temporada emprestado pelo Corinthians, mas não conseguiu se firmar entre os titulares santistas. E será devolvido ao clube do Parque São Jorge no começo do próximo ano, sendo um dos atletas que não devem ficar na Vila.
Além de Luan, mais quatro atletas (Jhojan Julio, Auro, Bruno Oliveira e Madson) já tem suas saídas definidas do Santos. E ainda há mais dois atletas que podem deixar a equipe: John e Angulo. O goleiro reserva santista tem sido alvo constante de especulações (chegou a ser sondado pelo São Paulo) e há a chance de negociação até o final do ano, enquanto o atacante deve ser negociado.
Reforços virão?
As saídas no elenco devem abrir espaço para reforços, mas a situação financeira do Peixe ainda traz sinal de alerta para a busca por atletas. Por conta também da procura por um treinador, as negociações não acontecem até que o novo comandante (seja Barbieri ou outro nome) possa ser confirmado para dar largada ao planejamento de 2023.
Final de jogo: Santos 0x2 Fortaleza pic.twitter.com/IZIFNU5JcW
— Santos FC (@SantosFC) November 13, 2022