A princípio, o futebol brasileiro sempre foi conhecido por colecionar grandes dribladores. São tantos nomes que utilizam da finta, da caneta e de tantos recursos do drible que formam a essência do esporte no Brasil. Profissionalmente, a grande oportunidade de mostrar esse repertório no cenário nacional está no Brasileirão Série A, a principal competição do país.
Dessa forma, com o fim do Brasileirão 2022, observamos os principais dribladores do campeonato. Através de dados do SofaScore, apenas dois jogadores superaram a “barreira” dos três dribles por jogo. Primeiramente, Ângelo, atacante do Santos. Com apenas 17 anos, a joia vem de uma “escola” muito importante nessa característica. O Peixe já revelou nomes como Neymar e Robinho, ambos conhecidos por grandes lances de elasticidade.
Enquanto o atacante santista liderou com 3,2 dribles por jogo, Jeffinho aparece logo atrás com 3 dribles por partida. Ainda jovem, o atacante do Botafogo para muitos merecia o prêmio de revelação do Brasileirão. Com boas atuações, o atleta ajudou o Glorioso na disputa por uma vaga na Copa Libertadores até a última rodada. Em seguida, fechando o top-3, Everton Cebolinha. Mesmo reserva no Flamengo, o atacante ainda registrou 2,6 dribles por jogo.
Fluminense domina
Curiosamente, em um ranking dominado por atacantes, dois meio-campistas dividem a quinta colocação. Com 2,1 dribles, André superou o bom número na edição anterior defendendo o Fluminense, cerca de 1,6. Além disso, o volante é quem registra a melhor eficáfica entre os dez primeiros, 72% de acerto nas fintas. O polivalente Diego, que atuou tanto como ala ou meio-campista, registra a mesma média de 2,1 dribles por jogo.
Vale destacar que o Fluminense conta com três jogadores no top-10, Jhon Arias, André e Caio Paulista. Considerada uma das melhores equipes ofensivamente do campeonato, o Tricolor Carioca conseguiu ter mais posse de bola durante a competição, portanto gerando mais chances de atacar. Com isso, o recurso do drible acabou sendo uma arma vital para quebrar linhas adversárias.
Top-10 jogadores que mais driblaram no Brasileirão 2022:
1º Ângelo – 3,2 dribles por jogo – Santos
2º Jeffinho – 3,0 dribles por jogo – Botafogo
3º Everton Cebolinha – 2,6 dribles por jogo – Flamengo
4º Jhon Arias – 2,2 dribles por jogo – Fluminense
5º André – 2,1 dribles por jogo – Fluminense
5º Diego – 2,1 dribles por jogo – Goiás
7º William Pottker – 1,9 dribles por jogo – Avaí
7º Hulk – 1,9 dribles por jogo – Atlético-MG
9º Paulo Henrique – 1,8 dribles por jogo – Juventude
9º Caio Paulista – 1,8 dribles por jogo – Fluminense
9º Keno – 1,8 dribles por jogo – Atlético-MG
9º Moisés – 1,8 dribles por jogo – Fortaleza