PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home DESTAQUE F1: com problemas no carro, Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória no Brasil em 1991; relembre

F1: com problemas no carro, Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória no Brasil em 1991; relembre

Brasileiro sonhava com o triunfo em casa, mas sempre encontrou obstáculos no país

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Em 1991, Ayrton Senna chegou animado para o GP do Brasil. Na ocasião, o piloto brasileiro tinha completado 31 anos na antevéspera da prova e nutria o sonho de vencer em casa. O contato de Ayrton com Interlagos era grande, além da presença constante no kartódromo do complexo esportivo, o tricampeão também ajudou a redesenhar o traçado do circuito, o que inclui a icônica curva “S do Senna”.

A McLaren era a equipe favorita, mas o piloto percebeu uma grande evolução das Williams nos treinos. Nigel Mansell e Riccardo Patrese efetuavam voltas rápidas, mas Ayrton conquistou o primeiro tempo para a prova. O triunfo no sábado foi apenas o início de um trabalho, que contou com uma boa estratégia de paradas para garantir a tão sonhada vitória no domingo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na corrida, Ayrton largou bem e conseguiu administrar a corrida durante 65 voltas, porém encontrou problemas no câmbio de seu carro. Sem a quarta marcha, Senna tentou suportar a pressão e conduzir a sua McLaren para a vitória, isto é, faltando seis voltas para o fim.

O brasileiro demonstrou grande superioridade técnica, contou com a ajuda de uma leve garoa e conseguiu administrar a sua vantagem de sete segundos para o segundo colocado, Riccardo Patrese. Duas voltas depois, Ayrton perdeu a quinta marcha e viu a distância diminuir para quatro segundos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Só voltei à realidade quando vi a bandeirada. Aí senti um imenso prazer em viver, em estar em Interlagos, na minha terra e vendo a minha gente feliz. Não foi a maior vitória da minha vida, mas foi a mais sacrificada.”, comentou Senna na ocasião, o que está postado em seu site oficial.

A última volta de Ayrton Senna

Ayrton venceu, berrou, xingou e desmaiou. Exausto, o piloto precisou ser escoltado para subir no pódio do GP do Brasil e assim, garantiu o seu primeiro triunfo no país.

Pódio do GP do Brasil em 1991

PUBLICIDADE
Better Collective