O meia Everton Ribeiro, do Flamengo, foi convocado pelo técnico Tite para disputar a Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20. Essa será a primeira Copa do jogador.
Horas depois da convocação, em entrevista ao SporTV, Everton Ribeiro falou sobre a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo aos 33 anos.
Everton atribui essa evolução na carreira com uma adequação ao estilo de jogo do futebol europeu, principalmente inspirado em Xavi e Iniesta. O meia disse que aprendeu muito com Jorge Jesus, quando esteve no comando do Flamengo, entre 2019 e 2020.
“A característica deles [Xavi e Iniesta], como eles gostam de tocar curto e receber muita bola, eles sempre olhavam um pouquinho antes, e se o cara estava vindo do lado direito, eles dominavam para o lado esquerdo. Se estava vindo atrás deles, eles tentavam dominar para frente. Então isso foi incrementando no meu jogo, e passaram treinadores com quem eu aprendi muito”.
“O Jorge Jesus sempre falava isso. Pedia para eu dominar para frente, para levar nossa equipe para frente. E isso eu fui treinando, é uma coisa que dá para treinar, e eu fui aprimorando também com a perna direita, e isso me dá muitas alternativas na hora do jogo”, revelou Everton Ribeiro.
Everton Ribeiro possui contrato com o Rubro-Negro até dezembro de 2023. Nesse ano, foram 63 jogos e sete gols, além de dez assistências. Um dos passes para gol, foi importantíssimo. Ele deu o cruzamento para Gabigol marcar e garantir o tricampeonato da Libertadores.
Everton terá a companhia de outro flamenguista
Além de Everton Ribeiro, o técnico Tite convocou também o atacante Pedro, do Flamengo. Pedro tem 25 anos e também irá disputar a sua primeira Copa do Mundo.
O atacante chegou à Gávea em 2021 e só virou titular com a chegada de Dorival Júnior, no meio da temporada. No início do ano, por exemplo, era impensável que Pedro iria disputar o Mundial. Hoje, é um dos principais jogadores do Mengão.