Helmut Marko apontou Lewis Hamilton como o mais forte desafiante de Max Verstappen para F1 2023. Este ano, o rival inicial veio da Ferrari e Charles Leclerc, mas o holandês conquistou o título com corridas de sobra.
“Leclerc foi muito bem na classificação. Mas ele estava propenso a cometer erros. Eu vejo Hamilton como um oponente mais duro para Fórmula 1 ano que vem. Ele tem uma clara vantagem em termos de experiência; ademais, pode se motivar incrivelmente bem e também estou convencido de que a Mercedes colocará um carro melhor na pista no próximo ano”, disse o consultor da Red Bull à emissora alemã NTV.
Ao mesmo tempo, entretanto, Marko acha que o bicampeão mundial Verstappen ainda está melhorando. “Ele dirige com mais confiança do que nunca, com mais visão geral da corrida. Simultaneamente, se tornou um encantador de pneus, pois pilota num pneu macio por mais tempo do que os concorrentes no composto mais duro. Portanto, ainda não vi o limite dele na F1”, explicou Marko.
Helmut Marko prevê batalha de Verstappen com Hamilton na F1 2023, mas vê holandês ‘sólido’
O consultor da Red Bull ainda elogia a confiança do piloto holandês. “Verstappen entra no carro e está muito sólido desde a primeira sessão de treinos – desde a primeira volta. Quando está chovendo, é dois segundos mais rápido que o resto do pelotão nas primeiras voltas. Tudo o que precisa é de uma aderência muito boa na frente – o que a traseira está fazendo não o afeta muito. Assim, isso só deixa os outros motoristas de Fórmula 1 nervosos. Você viu nos estágios iniciais da temporada que Max era tão rápido quanto [Sergio] Pérez num carro que não combinava com seu estilo de pilotagem. Após o carro se encaixar, ele ficou meio segundo mais rápido”.
Quanto a este fim de semana no Brasil, Marko diz que a Ferrari deve se recuperar depois de ter de reduzir o desempenho no México devido a problemas no turbo. No que diz respeito à Mercedes, na sua opinião a equipe “de fato melhorou nas últimas semanas, principalmente na qualificação”. A prova é dia 13, às 15h (horário de Brasília), no Autódromo de Interlagos.