Como era esperado, o técnico Tite anunciou nesta segunda-feira os 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo 2022, sem a presença do meia Philippe Coutinho, que no último domingo teve lesão muscular diagnosticada pelos médicos do Aston Villa, da Inglaterra.
Provavelmente, o atleta seria convocado para o Mundial. Em entrevista coletiva, Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção, revelou papo com Coutinho e relatou o abatimento dele após a notícia da lesão que o tirará de ação dos gramados por cerca de seis semanas.
“Eu falei com ele ontem, e estava muito abalado e triste. Eu, como todos nós, também ficamos. Parece que a dor também passa para gente. Igual quando você tem um filho que está doente e você fala ‘passa a febre para mim e você fica sem”, disse o profissional.
Questionado se Coutinho seria convocado se não tivesse sofrido a lesão, o técnico Tite se esquivou e lembrou de atletas que sofreram lesões no passado às vésperas do Mundial.
“A gente tem que premiar e valorizar essa competição de alto nível e aqueles que foram convocados. É muito difícil falar ‘vai estar’ ou ‘não vai estar’. A gente ficou assistindo todos os jogos no final de semana. Todos os atletas convocáveis a gente ficou acompanhando. O pior deles é quando o cara machuca e não tem condição de lutar por uma vaga. Essa é a pior delas”, disse o treinador.
Veja abaixo a lista completa dos jogadores convocados por Tite
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Bremer (Juventus)
Laterais: Danilo (Juventus), Daniel Alves (Pumas), Alex Sandro (Juventus) e Alex Telles (Sevilla)
Volantes: Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Bruno Guimarães (Newcastle)
Meias: Lucas Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes: Neymar (PSG), Richarlison (Tottenham) Raphinha (Barcelona), Antony (Manchester United), Vinícius Júnior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Pedro (Flamengo), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Rodrygo (Real Madrid).
A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022 será contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio de Lusail. A segunda rodada prevê o confronto contra Suíça, no dia 28, às 13 horas, no Estádio 974, em Doha.
O encerramento da fase de grupos será contra Camarões. O duelo ocorre no dia 2 de dezembro, às 16 horas, no Estádio de Lusail.