Home Futebol Boa fase do Flamengo abre portas da seleção para Everton Ribeiro

Boa fase do Flamengo abre portas da seleção para Everton Ribeiro

Meia foi crescendo de produção durante a temporada e se tornou peça-chave para as conquistas da Copa do Brasil e Libertadores

Dener Gomes
Jornalista com mais de 20 anos de carreira e com passagens pela Rádio Bandeirantes e portal R7

O ano de 2022 foi mágico para Everton Ribeiro. Além das conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, pelo Flamengo, o atleta foi presenteado com a convocação para a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo do Catar.

A temporada foi marcada pela superação, já que o meia começou o ano em baixa no clube da Gávea, mas foi crescendo de produção e se tornou peça fundamental para as conquistas da equipe carioca.

Além disso, a contusão de Philippe Coutinho acabou abrindo espaço para sua convocação, já que o meio campo da seleção ficou desfalcado. Esse foi um prêmio para o grande ano de Everton Ribeiro.

Espaço na seleção

O meia, de 33 anos, teve sua primeira convocação ainda sob o comando de Dunga, que o chamou para o elenco que disputou amistosos contra Colômbia e Equador, no ano de 2014. O jogador atuou pouco tempo nessas partidas, sem marcar gols.

Já com o técnico Tite, Everton Ribeiro foi chamada para 22 jogos, mas esteve em campo apenas em 15. O meia entrou como titular em cinco jogos e atuou vindo do banco por mais dez vezes nesse período.

Apesar de não ser um titular absoluto, o meia deixou sua marca com três gols nesses 15 jogos. O primeiro foi marcado na Copa América de 2021, na vitória por 4 a 0 sobre o Peru, ainda na fase de classificação do torneio.

Já os outros dois foram anotados contra Chile e novamente nos peruanos, nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Na vitória por 4 a 0 sobre o Paraguai, Everton Ribeiro deu sua única assistência nessa Era Tite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Everton Ribeiro brilha no Flamengo

Se na seleção Everton Ribeiro deve ser um jogador para compor o elenco, no Flamengo ele teve mais um ano brilhante. O atleta foi um dos destaques do time que venceu a Copa do Brasil e a Libertadores.

O meia foi fundamental nas duas conquistas e participou decisivamente quando foi preciso. Na Copa do Brasil, contra o Corinthians, ele anotou um dos pênaltis da decisão que cravou a quarta conquista do Rubro-Negro.

Já na final da Libertadores, Everton Ribeiro deu a assistência para Gabigol marcar o único gol da partida contra o Athletico e garantir a terceira conquista do Flamengo no torneio.

Better Collective