Home Futebol Copa do Mundo 2022: veja a “briga” pela “camisa 9” da seleção brasileira

Copa do Mundo 2022: veja a “briga” pela “camisa 9” da seleção brasileira

Saiba quais são os atacantes mais cotados para vestir no Catar a camisa que ficou historicamente marcada por Ronaldo Fenômeno

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Richarlison já disse que vai brigar pela 9 da seleção brasileira. O jogador chegou inclusive a brigar com seu antigo clube, o Everton, para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde conquistou a medalha de ouro e foi artilheiro da competição com 5 gols.

Depois, quando retornou para seu clube na Inglaterra, foi homenageado e mostrou ao clube que a decisão de participar das Olímpiadas foi um acerto. Em razão desse desempenho, ele acabaria negociado com o Tottenham por 50 milhões de Libras, gerando lucro para o Everton e até mesmo para o clube formador: o Fluminense, que recebeu R$ 3 milhões por conta do mecanismo de solidariedade da FIFA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Richarlison, que com a medalha olímpica virou o “Pombo de Ouro”, é considerado muito importante dentro e fora do campo na seleção. Figura muito presente nas resenhas entre os jogadores, o atacante também teve um papel muito importante nas Eliminatórias da Copa do Mundo — foi vice-artilheiro com 6 gols, atrás apenas de Neymar, que fez 8 gols.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jogador, que inicialmente começou atuando pela beirada do campo, acabou, a partir da Copa América de 2021, atuando no comando do ataque. Porém, nessa Copa América, vencida pela Argentina de Messi, Richarlison marcou apenas um gol em sete jogos. Portanto, podemos concluir que Richarlison é nome praticamente certo no grupo de 26 jogadores, porém, terá de lutar ainda para ser o camisa 9 da seleção brasileira.

Gabriel Jesus

Jogando como centroavante no Arsenal, Gabriel Jesus teve um início de temporada espetacular. Porém, nos últimos 9 jogos o atacante está vivendo uma seca de gols. Ao lado de Richarlison, Gabriel Jesus é praticamente figura garantida para a Copa do Mundo de 2022.

A dúvida é se Gabriel Jesus vai atuar como um 9 clássico ou se vai ser um jogador de muita marcação e participação jogando pela beirada. A questão que fica é que há outros jogadores na mesma região do campo com um desempenho mais constante do que Gabriel Jesus. Vinícius Júnior, Raphinha, Rodrygo e Antony são jogadores que saem na frente pelas posições nas beiradas do campo.

PUBLICIDADE

Resta saber se Tite vai utilizar Gabriel Jesus como Guardiola fazia no City ou se vai colocá-lo na posição encontrada por Arteta no Arsenal.

PUBLICIDADE

Roberto Firmino

Roberto Firmino, que perdeu espaço para Richarlison, é outro que está na disputa por essa vaga no comando do ataque. Por ser capaz de atuar como uma espécie de meia atrás dos atacantes, Firmino viu suas chances aumentarem com a lesão de Philippe Coutinho.

Como Firmino atua nessa posição no Liverpool, onde foi muito vitorioso alimentando dois atacantes como Salah e Sadio Mané. Portanto, se Firmino for convocado dificilmente será como um 9 clássico. A chance de Firmino ser usado reside no fato das ótimas temporadas que ele fez jogando um pouco atrás de seus companheiros de ataque no Liverpool, como um organizador.

Pedro e Gabigol

Os dois atacantes do Flamengos são nomes que também aparecem em diversas listas. Pedro, em razão do desempenho brilhante na Libertadores conquistada pelo Rubro-Negro, está na frente de Gabigol. Além disso, suas características de centroavante clássico — capaz de fazer o papel de pivô e de ter presença na bola aérea — ajudam muito nessa hora.

Já Gabigol, que é inegavelmente um jogador de grandes momentos, é um dos nomes mais pedidos por boa parte da mídia nacional. O Craque Neto é um dos principais defensores da convocação de Gabigol. Segundo o ex-jogador do Corinthians e atual apresentador da Band, não há motivos para a não convocação do atacante do Flamengo.

PUBLICIDADE

“Por que Gabigol não vai para a Copa? Não faz gol? Mentira! Não faz outra função? Mentira! Gabigol é um milhão de vezes melhor que o Pedro. Cansei de falar dele, desde 2018. O que ele ganhou, ninguém conseguiu. No Flamengo, só Zico” afirmou Neto em seu programa Donos da Bola.

A única certeza que fica é que, independentemente de quem for convocado para ser o centroavante, Tite terá muitas maneiras de montar o ataque da seleção brasileira.

Better Collective