Exatamente na véspera da convocação de Tite para a Copa do Mundo 2022, o técnico da seleção brasileira recebeu a notícia de uma possível baixa. Assim, Philippe Coutinho sofreu uma lesão muscular na coxa durante um treinamento do Aston Villa, que o deve deixar de fora por cinco a seis semanas. Ou seja, a tendência é que o meio-campista não dispute o Mundial no Catar, que começará no próximo dia 20.
Aliás, Coutinho já não vivia um bom momento no Aston Villa, sendo reserva da equipe de Unai Emery, responsável por comunicar a lesão do atleta. “Coutinho está machucado. Não sei quanto tempo ele ficará fora, mas, hoje, ele não tinha condição de jogar e não terá até depois da parada (para a Copa)”, informou o técnico da equipe de Birmingham.
Portanto, a sua presença na lista de Tite não era uma certeza. Inclusive, Coutinho não esteve presente na última convocação, para os amistosos contra Gana e Tunísia em setembro. Contudo, segundo informações do jornalista Pedro Ivo Almeida, da ESPN, a comissão técnica da seleção brasileira não descarta a convocação e a situação do meia do Aston Villa é monitorada com preocupação pela equipe de Tite.
Coutinho só jogou uma partida completa na atual temporada pelo Aston Villa
Philippe Coutinho é um nome que costuma ser presença constante nas convocações de Tite, apesar dos números do camisa 23 do Aston Villa serem modestos na temporada. Na atual, o jogador de 30 anos disputou 13 partidas pelo time inglês, sem registrar gols ou assistências. Destes 13 jogos, 12 foram pela edição 2022-23 pela Premier League e um pela Copa da Liga Inglesa.
Conforme informações do Transfermarkt, o ex-jogador do Vasco entrou no decorrer da partida por seis vezes, ou seja, na metade de suas aparições na temporada. Somente em uma oportunidade, Coutinho atuou os 90 minutos, no empate sem gols diante do Leeds, em 2 de outubro. Desde agosto, o brasileiro soma 640 minutos em campo.
No Aston Villa desde o começo de 2022, de acordo com dados do Sofascore, Coutinho soma 32 jogos, sendo 23 como titular. Neste ano, marcou cinco gols e contribuiu com três assistências, além de 33 passes decisivos, 33 dribles certos e desferir 47 chutes, sendo 24 em direção ao gol. Seu último tento marcado pelo Aston Villa aconteceu em 22 de maio, na derrota por 3 a 2 para o Manchester City.
Pela seleção brasileira, balançou as redes pela última vez na goleada sobre a Coréia do Sul por 5 a 1, em 2 de junho. Inclusive, foi a derradeira aparição de Coutinho no escrete, onde fez cinco jogos e anotou três gols em 2022. Aliás, foi titular de Tite na rodada final das Eliminatórias, iniciando pela última vez uma partida com a amarelinha na vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia, em 29 de março.