O domingo foi histórico para o tênis brasileiro. Os meninos de 16 anos do país, capitaneados por Rodrigo Ferreiro, venceram os Estados Unidos por 2 a 0, nas quadras de saibro de Antalya, na Turquia, e ficaram pela primeira vez na história com o título da Copa Davis Júnior.
O Brasil abriu a final com a vitória do paranaense Gustavo Almeida, 251º no ranking mundial juvenil da ITF, sobre Meccah Bigun, 111º colocado, por 2 sets a 0, com as parciais de 7/6 (8-6) e 6/0.
Na sequência, o carioca João Fonseca, 44º do mundo em sua categoria, fechou o confronto. Durante toda a semana, Fonseca havia vencido os cinco jogos de simples. Neste domingo, ele bateu Kaylan Bigun, 87º do ranking, por 6/4 e 6/1.
João Fonseca também havia vencido nas duplas ao lado de Almeida. Os duelos foram decisivos para os confrontos contra Marrocos na fase de grupos e Itália na semifinal.
O caminho do Brasil até a conquista iniciou com Marrocos, Paraguai e França na primeira fase. O time comandado por Rodrigo Ferreiro conquistou o primeiro lugar. Já na fase decisiva superou a Austrália, a Itália e agora os Estados Unidos.
Realizado desde 1995, até então o melhor resultado do tênis brasileiro pertencia ao ano de 2006, quando a equipe conquistou o terceiro lugar na Espanha com André Stábile, Fabrício Neis e Henrique Cunha. O torneio só permite a participação de atletas de até 16 anos.