Na última quarta-feira (2), o Corinthians superou o Flamengo fora de casa, pela 35ª rodada do Brasileirão. Com a combinação de resultados desse meio de semana o Timão garantiu uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América em 2023. A repercussão sobre o jogo foi destaque no noticiário, bem como a atuação de Yuri Alberto, que se destaca na artilharia alvinegra.
Além disso, o clube, que já se movimentava nos bastidores pensando em 2023, intensifica seu planejamento após confirmar vaga na competição sul-americana. Dessa forma o foco é a montagem do elenco, com novidades sobre possível reforço para lateral-esquerda e o futuro de Vítor Pereira.
Confira os destaques do Corinthians hoje (3)
Fim do jejum contra o Flamengo
O duelo do Brasileirão encerrou uma sequência negativa do Timão contra o rival carioca. Isso porque o clube não vencia o Flamengo no Rio de Janeiro há 10 jogos. A última vitória tinha sido por 3 x 0 no Campeonato Brasileiro de 2015. Em seguida, o clube acumulou oito derrotas e dois empates contra o Mengão.
Classificação do Corinthians para a Libertadores
O Timão chegou aos 61 pontos com a vitória fora de casa e agora não pode ser ultrapassado por Atlético-MG ou São Paulo. Dessa forma, o clube garantiu no mínimo a 6ª colocação no Campeonato Brasileiro.
Com isso, o Corinthians irá disputar a fase de grupos da Copa Libertadores da América pelo segundo ano seguido.
Yuri Alberto artilheiro
Autor de um dos gols da vitória frente o Flamengo, o camisa 9 se isolou na artilharia do Corinthians no returno do Brasileirão. Em 17 jogos disputados ele marcou seis gols.
Além disso, Yuri Alberto novamente se destaca no futebol brasileiro, com um aproveitamento impressionante de chances convertidas e finalizações certas, conforme dados do site Sofascore.
Yuri Alberto (21 anos) desde o seu 1º gol pelo @Corinthians:
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 3, 2022
⚔️17 jogos
⚽️9 gols
🅰️1 assist
⏰130 mins p/ participar
👟34 chutes (21 no gol!)
✅83% conversão de chances (5/6!)
💯Nota Sofascore 7.03
🔎 É o 2º jogador da Série A com mais gols e participações em gols no período. pic.twitter.com/1Bo9hnBDFg
Inclusive o seu desempenho faz com que os torcedores estejam preocupados com seu futuro. Emprestado pelo Zenit, ele tem um valor de 25 milhões de euros (cerca de R$ 131 milhões). Apesar do valor fora da realidade atual da equipe, os dirigentes do Corinthians trabalham nos bastidores para tentar viabilizar a permanência do centroavante.
Uma das hipóteses seria prorrogar o empréstimo de Yuri junto ao Zenit. Mas essa situação depende muito da Guerra a Ucrânia, que segue longe de acabar.
Outra possibilidade seria o clube russo ter interesse na compra de Ivan e Mantuan, que estão emprestados até a metade do ano que vem. Neste caso, o Corinthians poderia tentar usar o valor dos dois atletas citados para abater o valor da compra de Yuri Alberto.
Lateral-esquerdo na mira do Corinthians
Os dirigentes trabalham para reforçar o elenco em 2023 e a lateral-esquerda é vista como um setor onde o clube precisa se reforçar. E conforme apuração do Torcedores.com, o brasileiro Mateus Quaresma foi oferecido ao Corinthians por intermediários que atuam no mercado português.
Por hora não há negociação em andamento, mas a reportagem verificou que existe a possibilidade de um empréstimo com opção de compra.
Futuro de Vítor Pereira
Por fim, a situação ainda indefinida em relação a permanência de VP no Corinthians. Suspenso, o treinador não comandou o grupo no Maracanã, mas esteve presente no Rio de Janeiro.
Como esperado, o assunto sobre o futuro do treinador foi pauta da coletiva de imprensa. Filipe Almeida, interino no duelo, voltou a frisar que a decisão só será comunicada “ao fim do Campeonato Brasileiro”.
Mas uma notícia agitou o dia, com a informação de que a esposa e os filhos de Vítor Pereira irão passar um período de férias no Brasil. Isso pode impactar na decisão do treinador, caso ele não tenha definido seu futuro.