Brasileirão ainda definirá mais outras quatro vagas para competição copeira da próxima temporada; briga segue acirrada
Vitorioso contra o Ceará na noite da última segunda-feira (01), na abertura da 35ª rodada do certame nacional, o Fluminense é mais um time a garantir vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Depois de fracassar no torneio ainda na fase preliminar deste ano, o Tricolor das Laranjeiras agora trabalhará para se manter entre os primeiros colocados para sacramentar o passaporte de forma direta.
Com a classificação garantida ao menos para os “playoffs”, o Fluminense se tornou o quarto brasileiro a confirmar passaporte para a Libertadores 2023. Até o momento, apenas Flamengo, Palmeiras e Internacional haviam sacramentado o objetivo.
👋🇭🇺 Bem-vindo, @FluminenseFC! Pelo terceiro ano seguido, o Tricolor estará na CONMEBOL #Libertadores: vai somar 9⃣ participações em 2023. pic.twitter.com/K1FL3CvaGH
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 1, 2022
Em termos gerais, a Libertadores da próxima temporada já conta com 33 dos 47 times que estarão na disputa. A exemplo dos últimos anos, serão realizadas três fases preliminares, antes da etapa de grupos. Na primeira fase, seis times brigam por três vagas, em confrontos de mata-mata de ida e volta.
Os três classificados se juntam a outros 13 times já garantidos na segunda fase, apenas oito avançam para a terceira e última fase preliminar. Também em caráter de ida e volta, os quatro vencedores avançam e garantem vaga na fase de grupos, juntando-se a outros 28 clubes.
Se o Brasileirão fosse encerrado hoje, Corinthians, Athletico Paranaense, Atlético-MG e São Paulo seriam os outros representantes nacionais na competição copeira de 2023.
TIMES GARANTIDOS NA LIBERTADORES 2023
- ARGENTINA
Boca Juniors*, Racing*, River Plate*, Argentinos Juniors*, Patronato* e Huracán - BOLÍVIA
Bolívar* - BRASIL
Palmeiras*, Flamengo*, Internacional* e Fluminense - CHILE
Colo-Colo* - COLÔMBIA
Atlético Nacional* - EQUADOR
Independiente del Valle*, Barcelona de Guayaquil, Aucas e Universidad Católica-EQU - PARAGUAI
Libertad, Cerro Porteño, Olimpia e Nacional-PAR - PERU
Melgar, Sporting Cristal, Alianza Lima e Sport Huancayo - URUGUAI
Nacional-URU*, Liverpool-URU*, Deportivo Maldonado e Boston River - VENEZUELA
Metropolitanos*, Monagas*, Carabobo e Zamora
*Garantidos na fase de grupos