Mick Schumacher acredita que mais corridas nas temporadas de Fórmula 1 tornaram inevitável que o recorde de 13 vitórias de seu pai Michael fosse quebrado – como fez Max Verstappen no GP do México.
Michael Schumacher conquistou 13 vitórias em 18 corridas ao vencer o sétimo Campeonato Mundial em 2004. O compatriota Sebastian Vettel também venceu 13 Grandes Prêmios em 19 tentativas na campanha vitoriosa da F1 2013. Verstappen estava empatado com os dois pilotos, mas uma corrida dominante no Autódromo Hermanos Rodriguez lhe garantiu a 14ª vitória recorde.
Depois, o próprio Vettel desafiou Verstappen a alcançar 16 vitórias nas duas corridas restantes de Fórmula 1; Mick Schumacher, entretanto, acha que era apenas uma questão de tempo até que eclipsaram o número de seu pai. “Nós comparamos 22 corridas com algumas corridas a menos, então obviamente quebrariam esse recorde. Estamos aumentando o número de corridas, por isso tenho certeza de que, quando aumentarmos para 24 corridas, as coisas podem parecer diferentes novamente”, explicou ele após a prova de domingo.
Devido ao aumento da popularidade da F1, o calendário se expandiu para 22 corridas atuais, com 24 GPs planejados para a temporada de 2023. Durante 1991-2006 e 2010-2012, o maior número de corridas que Michael Schumacher disputou numa única temporada foi 20, na última temporada.
Além de Verstappen: Mick Schumacher avalia desempenho da Haas no GP do México de F1
Comentando também a própria prova de Fórmula 1 no México, Mick Schumacher sugeriu que temperaturas mais baixas da pista afetaram a Haas. Por seu lado, o companheiro de equipe Kevin Magnussen terminou em 17º. “Foi uma luta, não sei se foram as temperaturas da pista ou não, mas obviamente do TL3 para a qualificação o desempenho mudou um pouco – e havia mais de 10 graus nisso”.
“Uma vez que a pista esfriou, parecia que o desempenho não estava mais lá, portanto é muito lamentável. Mesmo assim, tiramos os pontos positivos. Tivemos um ótimo ritmo em uma volta [na qualificação]; agora só temos que colocar isso em pontos positivos; esperamos estar em uma boa posição para as próximas corridas de F1”, acrescentou.