Tricolor estaria se movimentando nos bastidores para entender os pontos positivos e negativos de adotar o novo sistema de gestão
Os conselheiros do São Paulo reagiram negativamente aos rumores de uma possível guinada do São Paulo para o “mundo” das SAF (Sociedade Anônima do Futebol) nos próximos anos. Cientes de que perderiam o poder de decisão nos bastidores, a ideia é vista como uma ameaça para esse grupo.
O jornalista Jorge Nicola foi quem informou inicialmente que o Tricolor Paulista teria começado a dar os seus primeiros passos rumo à mudança no seu modelo de gestão. Para isso, o clube contratou uma empresa especializada em consultorias com o intuito de entender os pontos positivos e negativos desse sistema.
A notícia, porém, caiu como uma bomba dentro do Conselhos Deliberativo do São Paulo, que não esperavam que algo desse tipo seria conduzido pela direção tão cedo. A principal preocupação desse grupo diz respeito à perda da influência dentro das decisões no futebol que isso implicaria para eles.
Conselho do São Paulo é radicalmente contra
Em contato com Nicola, pessoas “importantes” ligadas a esse grupo confirmaram que há uma irritação interna com a alta cúpula do Tricolor após a notícia ser publicada. No entendimento da maior parte dos conselheiros que se manifestou, não há necessidade do clube recorrer a esse modelo de gestão.
As SAF se tornaram um refúgio para os clubes que almejam ampliar os seus horizontes a curto e médio prazo no futebol brasileiro. Até o momento, a agremiação que melhor se apresentou após adotar a mudança foi o Cruzeiro, campeão da Série B deste ano com ampla vantagem. Bahia e Botafogo também foram vendidos.