Lewis Hamilton afirma que foi ele quem inventou o atual volante da F1, quando estava na McLaren. Nunca feliz em ficar parado, o britânico sempre procura maneiras de melhorar a si mesmo e seu resultado; assim, muitos que trabalharam com Hamilton elogiam-lhe a compreensão de um carro.
“O que muita gente não sabe é que eu redesenhei o volante na minha época de McLaren. E quando cheguei à Mercedes, fiz a mesma coisa, e todas as outras equipes copiaram a ideia. Todos os volantes antigos de F1 costumavam ser circulares. Agora, você verá que há uma parte superior e a alça desce mas não se encaixa na parte inferior. Portanto, eu o deveria ter protegido com direitos autorais”, disse o heptacampeão.
Heptacampeão de Fórmula 1, Hamilton gosta de trabalhar diretamente nos carros da Mercedes
O piloto da Mercedes disse recentemente que, embora não tenha certeza do que fará quando seus dias de corrida terminarem, ele se vê ficando na equipe pelo resto da vida. Com o volante não sendo sua única contribuição para o design dos carros de Fórmula 1, talvez o britânico faça a transição para um papel mais criativo após a aposentadoria.
“Também desenhei o assento para o meu cockpit: arquivei-o e tem sido praticamente o mesmo assento por [quase] dez anos com a equipe. Além disso, também redesenhamos os pedais com os engenheiros. Então, essas são as coisas que eu amo fazer, pois me permite explorar um pouco de criatividade”, acrescentou.
Pensando no futuro, Hamilton afirma que já está colocando “as coisas nos lugares” para quando decidir encerrar a carreira na F1. “Quando um atleta se aposenta, é como se o mundo inteiro parasse. Por isso, estou tentando adequar tudo, para que seja uma transição muito fácil para mim depois”, concluiu ele.