Yerry Mina tem contrato com o clube inglês até junho de 2023. Zagueiro ainda não atuou na Premier League nesta temporada
Pensando na próxima temporada, o Atlético-MG está mapeando o mercado da bola em busca de reforços. A prioridade do clube é conseguir encontrar um substituto para Junior Alonso, que a fim do empréstimo, retornará ao Krasnodar, da Rússia.
O Torcedores.com apurou que o zagueiro Yerry Mina, do Everton, foi oferecido ao Atlético-MG para uma possível transferências sem custos em junho de 2023, quando encerra seu contrato com o clube inglês.
O empresário Giuliano Bertolucci, que gerencia a carreira de Yerry Mina na América Latina, ofereceu os serviços do atleta a diversos clubes para que, a partir de 1º de janeiro, um pré-contrato possa ser assinado.
A temporada de Yerry Mina
Jogo: 1
Titular: 1
Reserva utilizado: 0
Gols marcados: 0
Assistências: 0
Minutos em campo: 70
Além do Atlético-MG, o zagueiro também foi oferecido ao Boca Juniors, da Argentina, América, do México e, Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Apesar do desejo de seguir atuando no futebol europeu, Yerry Mina não descarta se transferir para uma liga de outro continente.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Atlético-MG considera a possibilidade de contratar o colombiano, mas está cauteloso de que, com a grave crise financeira que enfrenta, não poderia arcar com a altas comissões que Giuliano Bertolucci pediria.
Além disso, o salário de Yerry Mina pode ser um complicador, considerando que a diretoria alvinegra está tentando enxugar a folha salarial para o ano que vem. O zagueiro ganha 350 mil euros (R$ 1,8 milhão, pela cotação atual) no clube londrino.
A carreira
2013: Deportivo Pasto
2014 – 2016: Santa Fe
2016 – 2017: Palmeiras
2017 – 2018: Barcelona
2018 – 2022: Everton
O montante é considerado incompatível com a realidade financeira atleticana. Atualmente, o Atlético-MG tem quatro jogadores que tem vencimentos na casa do “milhão”: Hulk, Eduardo Vargas, Nacho Fernández e Cristián Pavón.
Recentemente, o Atlético-MG fez uma sondagem ao zagueiro Juan Jesus, do Napoli, da Itália. Ele ainda não foi chamado pela diretoria clube da cidade de Nápoles para renovar o contrato. Seu vínculo vai até o meio do próximo ano.
Com passagens por Deportivo Pasto e Santa Fe, ambos da Colômbia, Yerry Mina ganhou projeção no futebol atuando pelo Palmeiras. Pelo clube paulista, disputou 49 partidas, marcou 9 gols, fez 1 assistência e conquistou a Série do Campeonato Brasileiro de 2016.