O GP dos Estados Unidos chega no próximo fim de semana com Max Verstappen já confirmado como campeão da temporada, fato que todo mundo sabe. Porém há um tabu de 20 anos na próxima corrida que começou com uma vitória de Rubinho Barrichello a bordo da Ferrari.
No ano de 2002, a Ferrari estava imparável e no GP dos Estados Unidos daquele ano disputado em Indianápolis não foi diferente, com Rubinho Barrichello subindo ao lugar mais nobre do pódio vendo a bandeira do Brasil tremular mais alto depois de uma troca de gentilezas com Michael Schumacher.
Essa temporada de 2002 foi a aquela que Rubinho, muito a contragosto, deixou Michael Schumacher passar no GP da Áustria, o que causou tanta polêmica pela forma que foi feito. Dez corridas depois, o alemão abriu o caminho para que Barrichello vencesse com a Ferrari com uma diferença de 0s011, a menor diferença de uma chegada na história da F1.
Vitória de Rubinho com a Ferrari iniciou tabu na F1
A partir daquela vitória de Rubinho com a Ferrari em 2002, apenas pilotos europeus venceram o GP dos Estados Unidos. No total, as vitórias ficaram com Alemanha, Reino Unido, Finlândia e Holanda. Lembrando que não houve corrida em solo norte-americano nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2020.
Saiba o horário do próximo GP dos Estados Unidos
Com Verstappen campeão antecipado, o circo da Fórmula 1 volta a se reunir no próximo domingo (23), às 16 h (de Brasília), para a disputa do GP dos Estados Unidos, décima nona etapa do calendário da categoria, que será realizada no Circuito das Américas em Austin no Texas com transmissão da TV Bandeirantes.