Após a derrota por 3 sets a 0 para a Sérvia, na final do Mundial de Vôlei feminino, o treinador da seleção brasileira, José Roberto Guimarães comentou o resultado. Para ele, mesmo com a derrota na disputa pelo título, a campanha tem que ser exaltada.
Para Zé Roberto, a grande repercussão também é algo que ele elogia. “Eu vejo que a repercussão melhorou muito. Antigamente, ser segundo e último era a mesma coisa, e hoje é bem melhor. Era sempre assim: eles nos encontravam e falavam ‘vocês perderam a final’. Agora, onde a gente passa hoje as pessoas parabenizam porque assistiram e acompanharam o processo”, comentou.
Sobre o vice-campeonato do Mundial, o treinador brasileiro aproveitou para comentar sobre não existir mais as críticas do passado por não conquistar o título, mas que as cobranças seguem e disse o que pode ter acontecido para não vencer a Sérvia na final.
“A cobrança ela continua a mesma, porém, quando você chega com uma medalha, seja bronze, todo mundo zoa, mas fala, muito bom. E é uma sensação mista, né? De ter chegado numa final e termos conquistado a medalha de prata, não deixa de ser uma conquista depois de tanta dificuldade que nós passamos em 12 jogos. É uma frustação. A gente queria a medalha de ouro. Na final, faltou talvez um pouquinho mais no primeiro set, um contra-ataque”, disse Zé Roberto.
Relembre a campanha do Brasil no Mundial
Considerada como uma das seleções que corriam por fora na briga pelo título, a seleção brasileira teve grande campanha na primeira fase, sendo derrotada apenas pelo Japão. Logo na fase seguinte, a equipe comandada por Zé Roberto venceu todas as partidas, eliminando Japão e Itália nas quartas de final e semifinal, respectivamente.
No entanto, os erros de ataque e oportunidades que foi dadas para Boskovic, principal atleta da Sérvia, fez com que o Brasil saísse da grande final derrotado por 3 a 0, conquistando o quarto vice-campeonato no Mundial de Vôlei feminino.