Em tarde completamente apagada, o Brasil foi derrotado pela Sérvia por 3 sets a 0 na grande final do Mundial de Vôlei feminino. Com parciais de 26-24, 25-22 e 25-17, a seleção europeia conquista o segundo título na história da competição, enquanto as brasileiras ficam com o quarto vice.
O primeiro set teve excelente começo das brasileiras, que abriram uma vantagem de 7 a 3, mas logo vendo a adversária assumir a liderança do placar. Mesmo com os diversos erros, a Sérvia contou com Boskovic, além de Bianka Busa para fechar o set em 26 a 24.
As falhas do Brasil no começo de jogo persistiram no segundo set, mesmo estando a frente durante boa parte. Com os erros cruciais, além da partida apagada de Rosamaria, a Sérvia passou a liderar o confronto, marcando sete pontos seguidos e terminando com a vitória por 25 a 22.
Da mesma forma, o set decisivo proporcionou erros brasileiros que deixaram as servias liderarem a terceira parte de jogo desde o início. Em certo momento, as europeias estavam oito pontos na frente do placar, decidindo a partida com facilidade, fechando com parcial de 25-17, conquistando assim o bicampeonato.
Para o Brasil, a campanha é algo de elogio pelos torcedores. Com exceção da derrota na final, a seleção comandada por José Roberto Guimarães só perdeu para o Japão, ainda na primeira fase. No entanto, é a terceira final consecutiva que o Brasil chega nos torneios femininos e é derrotada por 3 a 0.
Pelo lado sérvio, a conquista do título coroa uma campanha histórica e invicta. Foram doze partidas, com nenhuma derrota e perdendo apenas cinco sets em toda a competição, algo que teve grande mérito de Boskovic, principal jogadora da seleção, além do treinador Daniele Santarelli.
FICHA TÉCNICA
Brasil 0 – 3 Sérvia (24-26/22-25/17-25)
Data: 15/10/2022
Horário: 15h00 (de Brasília)
Local: Omnisport Arena, em Apeeldorn (HOL)
Transmissão: Globo e SporTV 2
Árbitros: Collados Fabrice (FRA) e Rene Karina Noemi (ARG)
Maior pontuadora: Tijana Boskovic (SER), com 20 pontos
Brasil: Gabi Guimarães, Macris, Carol Gattaz, Carol, Nyeme, Lorenne e Rosamaria. T: José Roberto Guimarães
Sérvia: Stevanovic, Bianka Busa, Boskovic, Bojana Drca, Teodora Pusic, Sara Lozo e Mina Popovic. T: Daniele Santarelli