O Palmeiras tem um elenco muito perto de uma “perfeição” em questão de equilíbrio e opções táticas. Além de um time que joga bem coletivamente, tem bons atacantes e excelentes finalizadores, o Verdão também tem um fato importante e que ajuda a explicar a consistência no Brasileirão Série A: os chamados “zagueiros artilheiros”.
Ao longo da história, muitos zagueiros se popularizaram por serem mortais dentro das áreas adversárias, tanto no futebol do Brasil quando em outros continentes. Lúcio, por exemplo, lendário zagueiro brasileiro, era muito eficiente no setor ofensivo. Índio, zagueiro campeão mundial pelo Internacional, também era um bom exemplo. Dentro do Palmeiras nessa temporada, a dupla de zagueiros tem sido decisiva para defender quanto para atacar.
Os zagueiros Gustavo Gómez e Murilo, os dois titulares do Verdão nesse ano, são mortais quando vão ao ataque. Esse fator explica o porquê de o Palmeiras sempre vencer, por mais complicada que uma partida esteja. A bola aérea, principalmente, é uma jogada importante para se furar defesas bem posicionadas.
Nesse ano, tanto Gustavo Gómez quanto Murilo possuem mais do que dez gols cada um. Uma marca impressionante e que inclusive os coloca a frente de outros atletas do time no ranking de artilheiros, até mesmo atacantes.
Confira a lista de Artilheiros do Palmeiras na temporada
Na campanha que até o momento tem dado o título do campeonato para o Palmeiras, muitos jogadores tem se destacado por terem marcados muitos gols, confira o ranking:
- Rony: 21
- Raphael Veiga: 19
- Gustavo Scarpa: 11
- Murilo: 10
- Gustavo Gómez: 10
- Dudu: 8
- Rafael Navarro: 7
- Breno Lopes: 5
- Wesley: 3
- Merentiel: 2
- Lopez: 2
Gomez e Murilo tem mais gols do que os atacantes
Nessa temporada, a marca alcançada por Gómez e Murilo é realmente impressionante. Dentro do elenco do Palmeiras, somente Rony, Veiga e Scarpa marcaram mais vezes do que os zagueiros.
Entre os atacantes, somente Rony tem mais gols do que a dupla de zagueiros, com 21 marcados até o momento. Outros jogadores do setor, como Dudu, Rafael Navarro, Breno Lopes, Wesley e Merentiel, todos tem menos gols marcados no ano.
Além das marcas ofensivas impressionantes, a dupla de zaga também é a menos vazada do Brasileirão Série A, com somente 21 gols sofridos.