A partir de 2019, o torcedor do Flamengo sempre esteve encantado com sua equipe. Desde que Jorge Jesus teve sua inesquecível passagem pelo Rubro-Negro, a Nação presenciou a equipe ganhar quase tudo. Contudo, ainda restam o Mundial de Clubes da Fifa e também a Copa do Brasil. Ou seja, o Flamengo tem a chance de levantar uma taça que a geração atual, temida pelos adversários, ainda não conseguiu. A decisão começará nesta quarta (12) com o jogo de ida, às 21h45 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
Assim, entre a Libertadores de 2019, os Brasileiros de 2019 e 2020, a Recopa Sul-Americana de 2020 e as Supercopas do Brasil de 2020 e 2021, o Flamengo ainda “deve” ao seu torcedor uma Copa do Brasil. Nas últimas edições, o time carioca bateu na trave. Aliás, Jorge Jesus recém havia chegado ao clube quando amargou uma desclassificação na competição para o Athletico-PR, adversário da final da Libertadores do próximo dia 29. Assim, o Furacão superou o Rubro-Negro nos pênaltis em pleno Maracanã, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, depois de dois empates em 1 a 1.
Flamengo enfrentou o Athletico por quatro edições seguidas da Copa do Brasil
Em 2020, na mesma fase, o Flamengo caiu diante do São Paulo. Curiosamente, o técnico do Rubro-Negro era Rogério Ceni. Então, o Tricolor Paulista atropelou em dois jogos: 2 a 1 em pleno Maracanã e 3 a 0 no Morumbi. No jogo de ida, o goleiro Hugo ficou marcado pela falha ao tentar sair jogando na pequena área e perder a bola para Brenner, que só empurrou para as redes. Aliás, o time carioca havia superado o velho conhecido Athletico-PR nas oitavas-de-final daquela edição.
Por fim, o mesmo Athletico-PR mais uma vez foi a pedra no sapato do Flamengo em 2021, dessa vez na semifinal. Exatamente um mês antes da derrota para o Palmeiras na final da Libertadores, o Furacão aplicava 3 a 0 no time de Renato Gaúcho em pleno Maracanã, com grande atuação de Nikão. Anteriormente, a ida havia sido 1 a 1 na Arena da Baixada. Em contrapartida, o Rubro-Negro deu o troco nos paranaenses nesta temporada pelas quartas-de-final, ao vencer por 1 a 0 na volta fora de casa com o gol de bicicleta de Pedro, depois do 0 a 0 na ida no Rio.
A última vez que o Flamengo conquistou a Copa do Brasil foi no ano de 2013. O adversário da decisão, adivinhem quem era? Ele mesmo: o Athletico-PR. Logo após o 1 a 1 em Curitiba, o Rubro-Negro levou a melhor na partida decisiva no Maracanã: 2 a 0, gols de Elias e Hernane Brocador no final do jogo.