Daniel Alves assinou com o Pumas, do México, tendo um único objetivo em mente: seguir atuando e ser convocado por Tite para a Copa do Mundo 2022. Na equipe desde o final de julho, entretanto, o time obteve apenas uma vitória em 14 jogos. Atuando pelo meio e não na lateral, o atleta viu seu time não se classificar para a próxima fase do Campeonato Mexicano.
Fora do restante da competição, o experiente jogador não possui calendário oficial até o torneio do Catar. Assim, em consenso com o técnico Xavi e a diretoria do Barcelona, Daniel Alves utilizará as instalações do clube espanhol para manter a forma física. Vale lembrar que o lateral não atuará em partidas oficiais.
Sem ser convocado nos últimos amistosos da seleção brasileira antes da Copa, a comissão técnica de Tite tem dúvidas sobre o ritmo de jogo que o veterano apresentaria após esse período de inatividade.
A próxima lista do treinador da seleção será divulgada no dia 21, com até 55 nomes. A lista definitiva do grupo, com 26, será anunciada no dia 7 de novembro.
O Brasil está no Grupo G, ao lado de Camarões, Suíça e Sérvia. Contra o último, a Amarelinha estreia no dia 24/11, às 16h.