PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Premier League: clubes querem “aliviar” restrições a estrangeiros após Brexit

Premier League: clubes querem “aliviar” restrições a estrangeiros após Brexit

Equipes pressionam FA para afrouxar regras que tem impedido ação mais agressiva dos clubes no mercado de transferências

Fernando Cesarotti
Jornalista.

Os clubes da Premier League estão fazendo lobby junto à entidade e à FA (Football Association, entidade que gere o futebol no país) pedindo um afrouxamento de regras que restringem a contratação de jogadores estrangeiros, modificadas depois do Brexit, ou seja, que o Reino Unido deixou de fazer parte da União Europeia.

Além do veto à contratação dos jogadores menores de 18 anos, a FA estabeleceu alguns critérios em que os jogadores precisam se encaixar em um sistema de pontuação que inclui a qualidade da liga em que o atleta atua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A queixa dos clubes é que os jogadores que se encaixam nos critérios custam mais caro, e isso prejudica principalmente as equipes menos ricas, que costumam buscar talentos nas divisões inferiores europeias, como a Bundesliga 2, na Alenanha, e a Ligue 2, na França.

A alegação do executivo-chefe da FA, Mark Bullingham, para manter as regras atuais é a tentativa de incentivar os clubes a buscar jovens jogadores na Championship, a segunda divisão do Campeonato Inglês, além de cuidar melhor de suas próprias academias de revelação de talentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Só na última janela de transferências, entre julho e o começo de setembro deste ano, os clubes da Premier League gastaram cerca de 2 bilhões de euros em reforços, sendo que 60% desse valor foi gasto fora do Reino Unido. Outro objetivo dos dirigentes é evitar que o excesso de reforços estrangeiros, especialmente muito jovens, possa prejudicar a formação de talentos para a seleção inglesa, atual vice-campeã europeia e considerada uma das candidatas ao título da Copa do Mundo 2022, no Catar.

Better Collective