O SESI/SP é tricampeão brasileiro de goalball masculino. Na decisão, a equipe paulista derrotou o Cetefe/DF por 7 a 3. A partida final aconteceu no CT Paralímpico, em São Paulo, no último sábado, 1º de outubro.
Como foi o jogo
No primeiro tempo do jogo, a equipe do Cetefe levou a melhor. André Dantas abriu o placar logo nos primeiros minutos. O jogador também foi o responsável pelos outros dois gols da partida pela equipe do Distrito Federal. Ainda no primeiro tempo, Alex Labrador marcou o primeiro gol pelo Sesi, 3 a 1.
Na etapa complementar, Parazinho marcou dois gols pela equipe paulista e empatou a partida (3 a 3). Com menos de quatro minutos para finalizar a partida, Parazinho fez seu terceiro gol e desempatou o jogo. O quinto gol do Sesi veio com Matheus Silva.
Com menos de 1min30s para o fim da partida, Parazinho anotou seu quarto gol e abriu a vantagem no placar (6 a 3). Nos segundos finais da grande decisão, ele encontrou uma brecha na defesa adversária e marcou o último gol, Sesi 7 x 3 Cetefe.
“Não imaginava fazer tantos gols. Sabíamos que seria uma final difícil, que teria que dar o meu melhor”, comentou Josemarcio Sousa, o Parazinho, que foi o artilheiro da final com seis gols.
SESI domina competição em 2022
Com esta vitória, a equipe masculina do Sesi/SP se consagra tricampeã brasileira de goalball (2017, 2019 e 2022). O time dirigido por Diego Colletes, que já havia vencido o torneio feminino na sexta, junta-se aos paraibanos da Apace e aos conterrâneos do Santos na seleta lista dos tricampeões e maiores ganhadores da elite masculina desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) passou a administrar a modalidade, em 2011.
Já a equipe feminina do Sesi/SP, conquistou o pentacampeonato na sexta-feira, 30, ao também triunfar sobre a equipe do Cetefe/DF com o placar de 5 a 3. Esta foi a terceira vez na história que o clube obteve a dobradinha com suas equipes feminina e masculina, repetindo 2019 e 2017.
“Conseguimos construir algo bem significativo para esta temporada. São sempre grandes desafios e tentamos ajustar todos os detalhes para o resultado final. O que nos move é o dia a dia de trabalho, isto acaba sendo uma construção até maior do que os títulos. A gente vê a mudança na vida do pessoal, o quanto eles conseguem conduzir melhor suas vidas dentro e fora da quadra, o que é muito valioso para nós dentro do projeto. O título vem coroar tudo isso”, disse Diego Colletes, técnico da equipe masculina do Sesi.
Disputa do bronze
Também na manhã do último sábado, ocorreu a partida que definiu a medalha de bronze do Campeonato Brasileiro de goalball.
A equipe do Santos/SP levou a melhor e conquistou o bronze com o placar de 8 a 5. O time conta com um dos melhores jogadores de goalball do mundo na atualidade e destaque na conquista do ouro brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Leomon Moreno. O título de artilharia do campeonato ficou com o brasiliense que joga na equipe santista com 55 gols.
Números gerais
O Campeonato Brasileiro de goalball, que começou no último domingo, 25 de setembro, no CT paralímpico, foi a maior edição de todas até agora. Doze equipes femininas e 15 masculinas começaram o torneio, que conta com atletas das Seleções Brasileiras da modalidade.