PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home DESTAQUE F1: O duelo entre Ayrton Senna e Jean Alesi nas ruas de Phoenix em 1990

F1: O duelo entre Ayrton Senna e Jean Alesi nas ruas de Phoenix em 1990

No ano do bicampeonato mundial, brasileiro encontrou um jovem piloto francês determinado a conquistar a sua primeira vitória na Fórmula 1

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

O circuito de rua de Phoenix, nos Estados Unidos, abriu a temporada da Fórmula 1 de 1990. Naquela época, Ayrton Senna vinha de um campeonato mundial em 1988 e de um vice-campeonato em 1989, o qual o brasileiro foi derrotado para a política da Fórmula 1. Vale lembrar, que o presidente da FIA, Jean Marie Balestre, desclassificou Senna no GP do Japão, após uma colisão proposital causada pelo campeão, Alain Prost.

O final de semana do GP dos Estados Unidos foi bastante turbulento. O treino de sábado foi desmarcado por uma tempestade e dessa forma, a FIA optou por adotar os resultados de sexta-feira. O companheiro de Ayrton na McLaren, Gerhard Berger, ficou com a pole-position, seguido por duas zebras: Pierluigi Martini, da Minardi, em segundo e o atrapalhado Andrea de Cesaris, com a Dallara, em terceiro. Senna saiu na quinta posição, ao lado do compatriota Nelson Piquet, o sexto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A corrida foi marcada por mais um duelo entre um brasileiro e um francês, entretanto não foi entre Senna e Prost. Ayrton enfrentou o jovem Jean Alesi, que estava fazendo a sua primeira temporada completa pela Tyrrell. O francês, que tinha 25 anos na época, não se intimidou com o campeão mundial de 1988 e protagonizou uma das disputas mais bonitas da história da Fórmula 1.

O passo a passo de Alesi

Jean Alesi fez a sua estreia no Grande Prêmio da França, em Paul Ricard, em 1989. Na ocasião, o francês surpreendeu o staff da Tyrrrel, porém o seu melhor momento na equipe britânica aconteceu em Phoenix, em 1990. Logo na largada, o piloto surpreendeu os três primeiro colocados e assumiu a ponta no Grande Prêmio, posição ocupada por ele durante 34 voltas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Do outro lado, Ayrton fazia uma corrida de recuperação. Logo na largada, Senna pulou de quinto para terceiro e permaneceu atrás de Berger, seu companheiro. Na volta de número nove, o segundo colocado cometeu um erro e acabou na barreira de pneus, o que garantiu a ao brasileiro a segunda posição. Com caminho livre, Senna começou uma verdadeira “caça” a Jean Alesi.

Ao se aproximar do francês, o brasileiro percebeu que a Tyrrel tinha um desgaste exagerado de pneus e nesse contexto, Ayrton começou a pressionar, até conseguir a dianteira na volta 34, entretanto, Alesi deu o troco e ultrapassou Senna com um “x”.

Os seis anos de experiência do brasileiro, que estreou no circo em 1984, garantiu a ultrapassagem na volta seguinte. Os dois frearam juntos na mesma curva, mas Ayrton levou a melhor. O jovem francês tentou dar o troco, mas não encontrou espaço para uma ultrapasagem.

PUBLICIDADE

Enquanto Ayrton Senna garantia a primeira vitória na temporada, onde seria bicampeão, Jean Alesi chegava em segundo. Completou o pódio Thierry Boutsen, piloto da Williams. Em entrevista coletiva pós-GP, o brasileiro realçou a competitividade do jovem francês.

PUBLICIDADE

Fiquei impressionado com a maneira como ele (Alesi) estava dirigindo. Ele manteve uma trajetória limpa, mas estava muito determinado. Foi exatamente o tipo de corrida que eu gosto”, disse Senna.

Better Collective