Charles Aránguiz está na mira do Flamengo para a temporada de 2023. Perto de deixar o Bayer Leverkusen, da Alemanha, o jogador de 33 anos tem seu nome vinculado a um possível retorno ao futebol brasileiro. Mas a diretoria rubro-negra nega qualquer movimentação.
O Torcedores.com apurou que Charles Aránguiz foi oferecido nos últimos dias ao Flamengo pelo empresário André Cury. O nome, a princípio, agrada a dirigentes, comissão técnica e, principalmente, a Dorival Júnior que gosta do futebol praticado pelo jogador.
O agente, que fez a “ponte” entre Arturo Vidal e o Flamengo, é o responsável pelas conversas com o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel. As conversas, por ora, são informais. Não há, portanto, proposta do clube pelo atleta.
A temporada de Charles Aránguiz
Jogos: 10
Titular: 4
Reserva: 6
Minutos em campo: 427
Gols marcados: 2
Assistências: 0
Até o momento, o Torcedores.com informou o interesse real de dois clubes brasileiros no jogador: Atlético-MG e Internacional. Mas fontes consultadas pela reportam afirmam que o Flamengo também avalia formatar uma proposta para o jogador.
Internamente, Charles Aránguiz é visto com grande capacidade técnica para dar mais peso ao elenco rubro-negro na próxima temporada. Apesar disso, os dirigentes entendem que alguns pontos precisam ser alinhados antes de uma conversa oficial.
No Bayer Leverkusen, por exemplo, Charles Aránguiz tem um dos maiores salários do elenco: 14,4 milhões de euros (R$ 74,6 milhões, pela cotação atual) por temporada, o que dá 230 mil euros (R$ 1,2 milhão) por mês.
Jogos pelo Bayer Leverkusen
Liga dos Campeões da Europa: 2
Bundesliga: 7
Copa da Alemanha: 1
Amistosos: 3
A questão financeira pode ser um entrave para um possível acerto. Afinal, o Flamengo possui em seu elenco sete jogadores que têm vencimentos na casa do “milhão”: Gabriel Barbosa, Arturo Vidal, David Luiz, Giorgian De Arrascaeta, Bruno Henrique, Filipe Luís e Everton Ribeiro.
O vice-presidente de finanças Rodrigo Tostes não se opõe a chegada do chileno. Porém, o departamento de futebol terá de cumprir o planejamento afim de não estourar o orçamento no futuro. Desde que assumiu a pasta, o dirigente tem controlado os gastos do setor.
Embora seja um jogador de classe internacional, Charles Aránguiz é visto com um jogador com baixo potencial de mercado. A idade, considerada avançada, pode atrapalhar o Flamengo eventual negociação futura.
A carreira de Charles Aránguiz
Charles Aránguiz é cria das divisões de base do Cobreloa em 2006. É da geração que revelou o atacante Eduardo Vargas, do Atlético-MG. Logo após deixar o clube da cidade Calama, o volante passou pelo Quilmes e Universidad de Chile.
Entre 2014 e 2015, o chileno atuou pelo Internacional. Nesse meio tempo, disputou 54 partidas oficiais e marcou 10 gols com a camisa colorada. Logo após deixar a equipe gaúcha, acertou com o Bayer Leverkusen, onde está há oito temporadas.
Ao longo da carreira, conquistou a Copa América (2015 e 2016), a Copa Sul-Americana (2011), o Campeonato Chileno (2008/2009, 2008/2009, 2010/2011 e 2011/2012), a Taça do Chile (2012) e o Campeonato Gaúcho (2014 e 2015).