Hoje, o tenista multicampeão Roger Fededer anunciou em suas redes sociais que a irá se aposentar do tênis profissional. A Laver Cup, em Londres, no final de setembro, será o último torneio da ATP disputado pelo suíço. O gênio, que está com 41 anos, afirmou que as lesões e cirurgias dos últimos anos impedem que ele retorne em alto nível.
O tenista é um dos maiores vencedores da história do esporte e durante muito tempo foi o número 1 do mundo, tendo o recorde de permanecer mais semanas seguidas no topo sendo quebrado somente há alguns anos atrás, por Novak Djokovic.
A aposentadoria do gênio marca o final de uma era. O período que se viu 3 dos melhores tenistas da história (Nadal, Djokovic e Ferderer) se confrontando pelos títulos.
Confira os títulos e marcas que ele atingiu:
- 103 títulos de simples
- 20 títulos de Grand Slams
- Mais de 103 milhões de dólares em premiações ao longo da carreira
- Primeiro tenista a se tornar bilionário
- Mais de 1500 partidas disputadas
Em Grand Slams, Roger Federer tem seis Abertos da Austrália, um Roland Garros, oito Wimbledons e cinco US Opens, sendo um dos poucos da história a vencer os quatro maiores torneios do mundo.
Confira uma parte da declaração de Roger Federer
“De todos os presentes que o tênis me deu no caminho o maior sem dúvida, são as pessoas que eu conheci ao longo do caminho, meus amigos, meus adversários e os fãs que dão vida ao esporte. Hoje quero trazer algumas notícias para vocês. Como vocês sabem, os últimos 3 anos me trouxeram desafios na forma de lesões e cirurgias. Eu trabalhei duro para voltar a uma forma competitiva, mas eu sei da capacidade e dos limites de meu corpo e as mensagem que tenho recebido recentemente é clara.” – Afirmou o gênio do tênis Roger Federer.
“Eu tenho 41 anos, joguei mais 1500 partidas em 24 anos. O Tênis me tratou mais generosamente do que eu jamais sonharia e eu preciso reconhecer quando chega a hora de encerrar minha carreira competitiva. A Laver Cup, semana que vem em Londres, será meu último torneio da ATP. Eu jogarei mais tênis no futuro, mas não em Grand Slams e no “Tour”…” – Completou Roger Federer, emocionado.