Os últimos anos do Santos tem sido de poucas alegrias e vários momentos de complicação para a equipe. A gestão atual do clube tem tentado sanar problemas de dívidas e administrativos, mas ainda procura uma certa estabilidade em outros quesitos, como no comando técnico, como nota o Portal ENM.
Na última segunda-feira (12), foi anunciada a saída de Lisca do comando do Peixe. O treinador foi o quinto comandante contratado pelo atual presidente santista. Andrés Rueda, em dois anos de gestão à frente do clube. E todos eles não conseguiram fazer a equipe da Vila Belmiro chegar perto de conquistar algo importante para o clube.
Sob a gestão Rueda chegaram Ariel Holan, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabián Bustos e Lisca (exclui-se Marcelo Fernandes, interino entre as saídas de alguns destes). Nenhum deles, durante o período que estiveram à frente do clube, conseguiram aproveitamentos acima dos 50%. Os melhores aproveitamentos conseguidos foram dos de Diniz e Carille, ambos com 45,7%,
Ambos comandaram o Santos em 27 partidas e tiveram a mesma campanha (dez vitórias, sete empates e dez derrotas). Bustos, por sua vez, teve 42,7% de aproveitamento à frente do Peixe, enquanto Holan amealhou 41,7%. Lisca teve o menor aproveitamento de todos estes (37,5%). mas pesa o fato de ter treinado a equipe em menos jogos (apenas oito) do que os outros.
[DUGOUT “dugout_id=”eyJrZXkiOiJoQUxlZVk1OCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O resultado das várias mudanças se reflete em campo. No Paulistão, no qual o time dominou a última década, foram duas temporadas seguidas brigando para não ser rebaixado, enquanto no Brasileirão brigou até o final para não ser rebaixado em 2021 e vive uma situação relativamente tranquila em 2022. Além disso, o time vice-campeão da Libertadores em 2020 não repetiu campanhas nas competições sul-americanas que disputou depois disto.
Agora, Rueda partirá para o sexto treinador de sua gestão, tendo recebido recente recusa de Sebastián Beccacece, ex-Defensa y Justicia e agora sondando outros nomes. Por enquanto será o comandante do sub-20 santista, Orlando Ribeiro, a treinar a equipe no sábado (17) contra o Palmeiras.
Para reflexão:
Em 20 meses, a Gestão Rueda no Santos contratou 5 técnicos e 3 executivos. Nenhum deles está no clube.
Em nenhum dos 9 campeonatos iniciados na gestão o clube chegou perto de brigar por título. Em 3 lutou contra rebaixamento.
Próximo técnico vai fugir da regra?
— Giovane Martineli (@GioMartineli) September 12, 2022