PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Vôlei Vôlei Masculino: Brasil perde para a Polônia e vai disputar 3º lugar no Mundial

Vôlei Masculino: Brasil perde para a Polônia e vai disputar 3º lugar no Mundial

Equipe foi derrotada por 3 sets a 2 pelos donos de casa e perdeu a chance de chegar à sexta decisão consecutiva

Fernando Cesarotti
Jornalista.

O Brasil perdeu a chance de chegar à sexta decisão consecutiva no Mundial de Vôlei Masculino. Campeão em 2002, 2006 e 2010 e vice em 2014 e 2018, o time foi derrotado pela Polônia por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/18, 25/20, 21/25 e 15/12, em jogo com duas horas e meia de duração disputado neste sábado, em Katowice, na Polônia.

Depois de chegar desacreditado ao Mundial e surpreender com boas atuações, o time do técnico Renan Dal Zotto agora terá de brigar pelo terceiro lugar, uma posição inédita: o Brasil já disputou três vezes essa partida em Mundiais, em 1986, 1990 e 1998, e perdeu todas elas. O time ainda tem um vice-campeonato mundial, em 1982, na Argentina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ponteiro Lucarelli foi o maior pontuador do Brasil na partida, com 18 pontos, mas ficou de fora do tie-break por causa de uma lesão muscular sofrida durante o quarto set. Depois dele, vieram Leal, com 13 pontos, Wallace, com 12, e os centrais Lucão e Flávio, com 10 pontos cada um. Do lado polonês, o destaque foi o ponteiro Semeniuk, com 23 pontos.

O Brasil vai enfrentar a Eslovênia, que foi derrotada pela Itália por 3 a 0 (25/20, 25/22 e 25/21). O jogo será às 13h (de Brasília) e a final entre Itália e Polônia começa às 16h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil começa bem, mas cai de produção

Numa semifinal que repetiu as duas decisões de Mundial de Vôlei Masculino, ambas com vitória da Polônia, O Brasil começou melhor a partida e dominou o primeiro set com relativa tranquilidade, mas teve dificuldades para fechar: depois de abrir cinco pontos, cedeu espaço à reação dos poloneses e só conseguiu definir em 25/23.

Embalados, os poloneses dominaram os dois sets seguintes, aproveitando-se do principal defeito do Brasil durante todo o ano, desde a Liga das Nações: momentos de desconcentração em que o time sofre três ou quatro pontos em seguida e depois sofre para se recuperar. Assim, os poloneses viraram o jogo com 25/18 e 25/20.

Reação brasileira e vitória polonesa nos detalhes

No quarto set, o levantador Bruninho voltou a ser titular, depois de entrar nas parciais anteriores, e o Brasil voltou a dominar as ações, fechando o placar com relativa tranquilidade, em 25/21. O problema foi perder Lucarelli, que sentiu uma fisgada na panturrilha e não conseguiu continuar no jogo.

PUBLICIDADE

Rodriguinho entrou no lugar de Lucarelli e o Brasil conseguiu manter o quinto set equilibrado até 12/12, mas os poloneses mostraram maior concentração para conseguir fazer três pontos em seguida e fechar o jogo em 15/12 e ir atrás do tricampeonato consecutivo.

PUBLICIDADE
Better Collective