6 | FLA | 2-1 | VEL | 1 |
---|
Com mais de 61 mil torcedores nesta quarta-feira (7), o Flamengo confirmou a sua vaga para a grande decisão da Conmebol Libertadores. O clube da Gávea superou o Vélez Sarsfield, por 2 a 1 no Maracanã, fechando o confronto em 6-1 no placar agregado.
O primeiro tempo deixou o torcedor preocupado, após Lucas Pratto abrir o placar para o Vélez, o que levou problemas para o meio-campo rubro-negro. Mas a individualidade de Pedro garantiu o Mengão na decisão com um gol decisivo. No segundo tempo, Marinho fez a festa da torcida com um golaço no ângulo.
A decisão da Conmebol Libertadores ocorrerá no dia 29 de outubro (sábado), a partir das 17h, pelo horário de Brasília, diretamente do Estádio Monumental Banco Pichincha, na cidade de Guayaquil (Equador).
A equipe de Dorival Júnior volta a campo neste domingo (11), a partir das 19h pelo horário de Brasília. O time enfrentará o Goiás, na Serrinha, em duelo válido pela 26ª rodada do Brasileirão Série A.
Flamengo x Vélez
O rubro-negro tentou controlar a posse no campo ofensivo, com o intuito de administrar a partida e buscar espaços aos poucos. Entretanto, a equipe comandada pelo técnico Alexander Medina entrou com um novo padrão tático, adaptando-se ao 4-1-4-1 e tirando os espaços do Flamengo.
Sem conseguir nenhuma finalização no alvo e sofrendo com a segunda bola nos tiros de meta, o torcedor do Flamengo ficou assustado aos 20′, quando o Vélez Sarsfield encaixou um contragolpe fatal e abriu o placar no Maracanã.
Na jogada, Janson recebeu pela esquerda da área e cruzou rasteiro buscando o meio, onde Pratto superou a marcação de Pablo e bateu rasteiro para o gol, de primeira, no canto do goleiro Santos.
Mantendo o ótimo posicionamento tático, a equipe argentina conseguiu anular o Flamengo por quase todo o primeiro tempo, além de chegar com perigo novamente aos 37′ no chute de Cáseres na meia-lua, exigindo grande defesa do goleiro Santos. Porém, a individualidade, mais uma vez, falou mais alto e a equipe de Dorival Júnior confirmou a vaga pouco antes do intervalo.
Aos 41 minutos, Rodinei acionou Everton Ribeiro pelo lado direito e o cruzamento em direção ao gol saiu na medida para Pedro, que se antecipou à marcação para testar firme, de costas para o gol, em um movimento impressionante do artilheiro da Libertadores com 12 gols.
Flamengo sacramentou a classificação com um golaço de Marinho no segundo tempo
Com a situação definida, o segundo tempo foi muito mais tranquilo no Maracanã, pois o Vélez Sarsfield entrou mais comedido para evitar uma derrota mais dura, enquanto o time rubro-negro estava mais solto.
Logo aos 4′, Rodinei fez jogada individual pela direita e mandou na área para Vidal chutar, em finalização travada pela defesa. Na sequência, Pedro surgiu bem e arriscou o chute após criar espaço, mas Burián fez boa defesa.
Na última tentativa real de gol dos visitantes na etapa complementar, Florentín recebeu de Orellano para arriscar um chute de longa distância, e a bola passou rente à trave esquerda do goleiro Santos.
Para a sequência do jogo, Dorival Júnior optou pelas entradas de Ayrton Lucas, Pulgar e Marinho. As alterações foram bem sucedidas e o Flamengo conseguiu virar o jogo aos 22′, com uma boa jogada individual. Pedro limpou a marcação com uma caneta e deixou para Marinho driblar o zagueiro e na sequência, o jogador acertou o ângulo para levantar a Nação.
Na reta final, o Vélez aproveitou-se do recuo rubro-negro para o campo defensivo e conseguiu algumas chances de empate, no chute de fora do atacante Bou e na finalização de Osorio na entrada da área, mas o goleiro Santos evitou os gols.
Nos acréscimos, o rubro-negro teve a chance final de gol em cobrança de falta praticamente frontal. Pulgar bateu em cima da barreira e Marinho deixou na medida para o cabeceio fatal de Pablo. No entanto, o impedimento foi marcado pelo VAR e o gol anulado.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2-1 VÉLEZ SARSFIELD
Data: 07/09/2022, 21:30
Estádio: Maracanã
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Auxiliares: Alejandro Molina (CHI) e Nicolás Gamboa (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Gols: 1T 21′ Lucas Pratto (VEL); 1T 42′ Pedro (FLA); 2T 22′ Marinho (FLA)
Substituições – FLA: Ayrton Lucas (Filipe Luís); Marinho (Everton); Pulgar (Vidal); Varela (Arrascaeta); Diego (Everton Ribeiro)
Substituições – VEL: Walter Bou (Pratto); Julián Fernández (Florentin); Osorio (Orellano); Santiago Castro (Janson)
Flamengo (4-4-2): Santos; Rodinei, Fabrício Bruno, Pablo e Filipe Luís; João Gomes, Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. (Técnico: Dorival Júnior)
Vélez Sarsfield (4-3-3): Burián; Jara, de los Santos, Brizuela e Ortega; Garayalde, Cásere e Orellano, Janson, Florentín e Lucas Pratto. )Técnico: Alexander Medina)