O US Open de 2022 marcou o fim de uma importante página do tênis brasileiro. Bruno Soares anuncia o fim de sua carreira nas quadras.
“Obrigado, tênis. É hora de dizer adeus. Obrigado por 22 anos realizando meu sonho diariamente. A todos que estiveram comigo nessa jornada o meu eterno agradecimento. Nada disso seria possível sem vocês. Um ciclo se encerra para outro se iniciar”, escreveu o mineiro de 40 anos em seu Instagram.
Ver essa foto no Instagram
O último torneio de Bruno Soares como tenista profissional foi o US Open ao lado do britânico Jamie Murray. Eles caíram na segunda rodada nas duplas masculinas ao perderem para o polonês Jan Zielinski e para o monegasco Hugo Nys.
Repercussão
Como não poderia deixar de ser, a decisão de Soares provocou postagens de agradecimento de tenistas atuais e ex-jogadores.
“Obrigada por todo o legado que você deixou. Por nos representar sempre de uma forma leve e com um sorriso no rosto”, postou Bia Haddad Maia.
Ver essa foto no Instagram
Outro que usou a rede social para se manifestar sobre o fato foi Fernando Meligeni, ex-tenista e atual comentarista dos canais Disney.
“Quando cheguei na Espn hoje e li a postagem que você estava se aposentando só pude pensar. Obrigado Brunão pela incrível carreira, anos representando nosso país, quanto você motivou nossos jovens e o bem que você fora das quadras tratou o tênis.”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Também vale destacar o recado do também mineiro Marcelo Mello. Os dois defenderam por anos o Brasil na Copa Davis nos confrontos de duplas.
“Boa Soaaaares! Desde juvena kkkk até a ATP foi um prazer compartilhar com vc todos estes anos no circuito. Fomos parceiros, adversários e o mais especial que foi defender juntos por anos o 🇧🇷 COPA DAVIS !!”, postou Marcelo.
Ver essa foto no Instagram
Bruno Soares: carreira e títulos
Por duas vezes, Soares terminou uma temporada tendo feito parte da melhor dupla do mundo, em 2016 e 2020. Ele venceu 554 partidas de duplas em nível ATP e acumulou uma premiação superior a US$ 6,9 milhões (cerca de R$ 36 milhões) na cotação atual.
Pelo Brasil, na Copa Davis, foram 20 partidas de duplas. Ele venceu 15 jogos e perdeu apenas cinco. Além disso, Soares disputou os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016. Uma apendicite impediu sua participação nos últimos Jogos em Tóquio.
No geral, foram 35 títulos de ATP sendo seis Grand Slams. Três na chave de duplas masculinas e outras três em mistas.