Um estudo elaborado pelo CIES Football Observatory, Centro Internacional de Estudos de Esporte, colocou três jovens brasileiros nascidos em 2004 entre as principais promessas do mundo. Entre os nomes citados está o de Giovani Henrique, atacante destaque da base do Palmeiras.
Apesar de todo holofote em Endrick, o CIES analisou apenas os atletas que completam ou completaram 18 anos em 2022. Giovani Henrique é destaque desde o sub-17 e, inclusive, já estreou no time profissional do Palmeiras. Ele foi o atleta mais jovem inscrito na Libertadores 2020 e 2021.
No início do ano, o jovem recebeu sondagens e propostas da Europa. O Ajax realizou duas ofertas, uma de 8 e outra de 10 milhões de euros, mas ambas foram recusadas pelo Palmeiras.
O jovem canhoto atuou em 14 partidas pelo profissional do Palmeiras em 2021 e marcou um gol. Em 2022 foram cinco partidas, mas sem balançar as redes. Em junho, Giovani precisou de uma artroscopia no tornozelo direito.
A lista de promessas da “geração 2004” é liderada por Pablo Gavi, do Barcelona. Ainda no top-10 aparecem Victor Hugo e Ângelo, meia do Flamengo e atacante do Santos, respectivamente.
Outros brasileiros como Vitor Roque, do Athletico Paranaense, e Matheus Nascimento, do Botafogo, também são citados e aparecem em posições entre o top-10 e 20. O ranking foi atualizado e publicado pelo CIES no dia 1º de setembro.
CONFIRA O RANKING E A PONTUAÇÃO DE GIOVANI, DO PALMEIRAS:
Players born in 2⃣0⃣0⃣4⃣ or after ranked as per @CIES_Football 🤓 Impact Score (IS) 📈 powered by @InStatFootball 📊 #PabloGavi 🇪🇸 (@FCBarcelona) ahead of fresh @ChelseaFC signing #GabrielSlonina 🇺🇸 (@ChicagoFire) 🙌 IS for players from 5⃣9⃣ leagues 🌏 👉 https://t.co/lUzliiq7CR pic.twitter.com/W8nM4mIS15
— CIES Football Obs (@CIES_Football) September 1, 2022