A juventude nem sempre representa o melhor desempenho no futebol. Prova disso é o Corinthians de Vítor Pereira, que mudou sua postura quanto à defesa, diminuiu os rodízios, e definiu os veteranos como titulares da equipe, segundo o UOL Esporte.
Se antes jogadores como João Victor, vendido ao Benfica, Raul Gustavo, que perdeu espaço após lesão, e Lucas Piton, que foi para a reserva, figuravam constantemente entre os 11 titulares, a realidade agora é outra. A defesa do Corinthians é composta por veteranos identificados com a história recente do Timão, todos com títulos importantes.
A atual defesa do Corinthians é composta pelo goleiro Cássio, pelo lateral-direito Fagner, pelos zagueiro Gil e Balbuena, e pelo lateral-esquerdo Fábio Santos.
Foram quatro jogos dos atletas juntos na defesa e atuações que convenceram o técnico português. O goleiro Cássio, que vive um de seus melhores anos em 2022, já colocou justamente os quatro citados como alguns dos melhores defensores que já atuou. Todos eles tem ao menos um título brasileiro com o Corinthians, enquanto Cássio e Fábio Santos são também campeões da Libertadores e do Mundial de Clubes.
Média de idade subiu no Corinthians, mas atuações melhoraram
Se somados os quatro atuais titulares do Corinthians, a média de idade é elevada. Cássio e Gil tem 35 anos, Fábio Santos tem 36, enquanto Fagner tem 33 e Balbuena 31. São 170 anos com uma média de idade de 34 entre os titulares do Corinthians.
Antes, com uma defesa composta por Cássio, Rafael Ramos, João Victor, Raul Gustavo e Lucas Piton, a idade somada era de 129 anos, com média de apenas 25,8, mais de oito anos a menos do que a atual defesa consolidada como titular do time de Vítor Pereira.