A CBF divulgou na noite da última quinta-feira, dia 25, o áudio do VAR do confronto entre Fluminense e Corinthians, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.
A partida terminou empatada, pelo placar de 2 a 2. No lance em que gerou o pênalti do Tricolor das Laranjeiras logo no início do duelo, o VAR precisou entrar em ação.
Na checagem, o árbitro apontou “disputa” na jogada. A penalidade foir marcada com auxílio das imagens da arbitragem de vídeo.
Logo no primeiro minuto da partida, o Maracanã entrou em êxtase com uma possibilidade real de o Fluminense abrir o placar.
Jhon Arias recebem um cruzamento e finalizou para fora, mas antes ele foi atingido por Fagner. Na jogada, o árbitro Ramon Abatti Abel considerou o lance uma disputa normal de jogo.
No entanto, o árbitro foi recomendado à ir para a cabine do VAR e fazer a checagem do ocorrido e assinalou a penalidade.
Essa mudança de ideia do árbitro de campo causou polêmica e a liberação dos áudios pode ajudar a esclarecer o diálogo entre os árbitros.
Confira detalhes dos áudios do VAR, que foram divulgados pela CBF
Logo após a jogada, o árbitro de campo Ramon Abatti Abel diz:
“Não! Disputa. Disputa. Disputa. Disputa. Os dois estão olhando para a bola. Pegou sim, mas é disputa. Os dois estão olhando (para a bola).”
Wagner Reway, árbitro responsável pelo VAR, diz:
“Abate, recomendo revisão de possível penal, e você já analisa o disciplinar.”
Já na cabine, analisando a jogada, Abatti diz:
“Ele não atinge a bola. Ok. A trava da chuteira na canela. Temerária. Cartão amarelo por temeridade, ok?”
Na sequência, o árbitro de campo assinala o pênalti, que é convertido por Paulo Henrique Ganso.