O lateral-direito Lucas Taylor é o único jogador brasileiro do elenco do Shakhtar Donetsk
Campeão da Copa do Brasil de 2015 com o Palmeiras, o lateral-direito Lucas Taylor, de 27 anos, foi anunciado como novo reforço do Shakhtar Donetsk, na última segunda-feira (22). O jogador estava no PAOK, da Grécia, e foi emprestado por uma temporada ao clube ucraniano.
Lucas Taylor é o primeiro jogador brasileiro contratado pelo Shakhtar Donetsk desde que a Ucrânia foi invadida pela Rússia e a guerra entre os países foi iniciada.
⚒ Ласкаво просимо до «Шахтаря», Лукасе Тейлор! 🧡
— ⚒FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) August 22, 2022
🔗 https://t.co/ObfKGqoKNZ#Shakhtar #Шахтар pic.twitter.com/8zW6B79zx2
Na última temporada, Lucas Taylor disputou 28 partidas pelo PAOK e distribuiu três assistências. O Shakhtar é o terceiro clube do lateral no futebol ucraniano, onde também defendeu o FC Lviv e o Dnipro.
Com a guerra, o campeonato ucraniano foi encerrado em abril deste ano. Os brasileiros que atuavam no Shakhtar Donetsk foram liberados para assinarem com outros clubes. Assim, o único jogador do Brasil do atual elenco do time é Lucas Taylor.
Após a disputa de amistosos, o Shakhtar Donetsk volta a fazer jogos oficiais nesta terça-feira (23). O clube enfrenta o Metalist 1925 Kharkov, em partida da primeira rodada do Campeonato Ucraniano.
Quem é Lucas Taylor?
Cria das categorias de base do Palmeiras, Taylor estreou como profissional pelo Verdão em 2015 e participou da campanha do título da Copa do Brasil daquele ano. Foram quatro jogos disputados naquela temporada.
Com o objetivo de ganhar mais experiência e rodagem, o jogador passou a ser emprestado em 2016 para equipes brasileiras e teve passagens por Criciúma, Paraná, Red Bull Brasil, Paysandu, Botafogo-SP e Boa Esporte.
O lateral-direito atua na Europa desde 2018 e também tem em seu currículo uma passagem pelo Estorial Praia, de Portugal.